Terras Jurassicas

Terras Jurassicas
Quando Eles Mandavam

Terras Jurássicas no seu idioma

O Que você gostaria de ver no Jurassic World Fallen Kingdom?

Se você pudesse voltar no tempo, para que período voltaria?

Qual Dino Duelo querem ver por aqui:

17 de setembro de 2012

Batalha das Bestas: T-rex x V-rex


||Tyrannosaurus rex x Vastatosaurus rex||

Tyrannosaurus rex x Vastatosaurus rex
Aqui estamos nos para mais uma batalha, porém dessa vez não uma batalha comum, e sim uma batalha que jamais poderia acontecer, não por diferenças de tempo ou espaço, mas sim pelo fato de que uma destas duas enormes e montruosas criaturas, é fictícia e o mais intrigante e interessante: uma versão modificada da outra.

Venho preparando este post há cerca de três anos. Mas não tive tempo de dar atenção à ele.

Agora, revisado e refeito, está aqui postado.

Primeiro vamos, antes de uma comparação de tamanho e força, mostrar as principais diferenças entre o T.rex, o mais poderoso carnívoro da história a caminhar sobre o planeta terra, contra seu 'primo' fictício.

Alguns acreditam que o V.rex poderia abater o T.rex, porém o Tyrannosaurus é o mais poderoso animal do mundo. Vamos as principais diferenças:

[1] DIFERENÇAS: A pele do V.rex é um pouco mais grossa, e ele é um pouco mais bem protegido, o focinho é 75% maior do que o do T.rex, sendo um pouco mais pesado, portanto mais lento. O V.rex ainda tem o crânio mais resistente, porém menos poderoso e possui três dedos e não dois, e ainda, pés mais compridos do que o Tiranossauro, o que diminuem a pressão de impacto no solo. O T.rex, no entanto, têm a mordida mais forte e concentrada, enquanto o V.rex tem uma área de mordida maior, porém com menos força e pressão. Os V.rex também são ligeiramente mais inteligentes.

A razão para a grande resistência do V-rex se deve ao fato de seu inimigo natural ser o King Kong, um gorila enorme e também fictício, de cerca de 7.5 metros de altura. Ele seria o estágio acima da evolução do T.rex, apresentando focinho ligeiramente mais comprido, cabeça maior, mais resistência que o T.rex. Em contrapartida o T.rex possui braços maiores e mais fortes, e uma densidade de dentes por cm² em sua boca, também maior. O T-rex ainda seria mais leve e ágil, tendo pernas mais musculosas, porém com pés menores.

Tyrannosaurus rex em JP.
O V-rex traz braços menores, quase inúteis, porém pernas grandes e pés maiores. Mas nota-se que ele não possuia tal densidade muscular que podemos encontrar no T-rex. Pelo fato de enfrentar um animal com braços e mãos fortes, o V-rex tinha de ter uma carapaça extra, mais grossa. Seu crânio cresceu mais, porém, o número de dentes é menor, mais afastados, e assim, seu grau de destruição menor.

[2] COMPARAÇÃO DE TAMANHO:
Nome: Tyrannosaurus rex ou T.rex
Significado do nome: "Rei dos Répteis Tiranos"
Tamanho: cerca de 14 metros de comprimento e 6 metros de altura
Peso: 10 toneladas (segundo estudos mais recentes)
Crânio: 1.2 a 1.75 metros de comprimento, com média entre 1.3 e 1.5m
Anatomia: Braços maiores, mais musculosos, pernas mais fortes.
Peculiaridade: Mordida mais devastadora da história dos Dinossauros.

Nome: Vastatosaurus rex ou V.rex
Significado do nome: "Rei dos Répteis Devastadores"
Tamanho: ao redor de 15 metros de comprimento e 7 metros de altura
Peso: pelo menos 12 toneladas
Crânio: aproximadamente entre 1.5 e 1.8 metros
Anatomia: Cabeça maior e crânio mais resistente. Pés maiores e braços menores. Três dígitos nas mãos.
Peculiaridade: Apesar de fictício, é tão grande e tão poderoso quanto o T.rex, porém possui 3 digitos. Com base em sua anatomia, deveria apresentar um corpo robusto, mais pesado, mas menos musculoso, e uma mordida maior, mas pouco menos agressiva.

O fictício Vastatosaurus, o V-rex, criado para o filme King Kong, de Peter Jackson, em 2005.

[3] COMPARAÇÃO DE HABILIDADES GERAIS E FORÇA:
O Mais Ágil: T.rex é o mais ágil, por ter menor peso, e pele mais "lisa".

O Mais Veloz: T.rex é o mais rápido, por apresentar um peso menor, ossos mais leves juntamente com maior força muscular geral.

Quanto a Massa Corpórea: V.rex, ligeiramente mais pesado pela 'carapaça óssea' que possuí sobre o corpo, isso o torna ligeiramente mais resistente.

Dentes Maiores e Mais poderosos: O V.rex tem dentes mais grossos. Só que T.rex, têm os maiores dentes da história e a mais poderosa mordida. Sua densidade dentária por cm² em suas mandíbulas é maior.

A Cabeça Mais Poderosa: T.rex, tinha crânio muito superior em força.

A Cabeça Mais Resistente: V.rex, o crânio era ligeiramente mais bem protegido.

O Mair Forte: T.rex, de maneira geral é o mais forte dos dois, considerando massa muscular de forma geral.

O Mais Resistente: V.rex era mais resistente devido a já mencionada carapaça e seus inimigos naturais, os kongs, serem mais fortes.

Mãos Maiores: T.rex tinha mãos maiores com garras mais poderosas. Mas o V-rex tinha três dedos (não se sabe a razão, já que alguns T-rex podiam apresentar o terceiro dígito, sendo vestigial ou inteiro, como alguns fósseis comprovam. Porém os T-rexes desde sempre, foam conhecidos pelos dois dígitos, o que já vem em suas origens, milhares de anos antes).

As Garras Mais Poderosas: T.rex apresenta garras mais resistentes e, portanto mais eficazes.

Os Braços Mais Fortes: T.rex tinha braços maiores e mais poderosos.

As Pernas Mais Fortes: Empate. Ambos apresentam pernas extremamente fortes e capazes de correr bastante.

O Melhor Olfato: Provável vitória do V.rex, por possuir bulbo olfativo maior.

Locais de Caça: Ambos caçam bem em mata fechada, no entanto, talvez o T-rex levasse vantagem em campos abertos, enquanto o V-rex apresentava mais vantagem em terrenos acidentados, pela própria estrutura geográfica da Ilha onde vivem. Os T-rex, pelo menos os do JP, viviam e havitavam territórios mais fechados, de mata mais densa, ideal para calcular ataques e encurralar suas presas.

Inteligência: O V.rex é ligeiramente mais inteligente e perceptivo, tendo tempo de pensar em melhores estratégias, pelo fato de ser "mais evoluído".

V-rex.
[4] VEREDICTO FINAL: Tyrannosaurus rex x Vastatosaurus rex.
Comentários: Agora, além dos motivos de habilidades e força, vamos a mais uma constatação, só que agora na prática.

Apesar de mais resistente e inteligente, o V.rex não é páreo para o T.rex e sua poderosa mordida e soberba força, afinal ele era capaz de destruir a carapaça mais dura que já existiu, a do Ankylosaurus e enfrentar os fantásticos Triceratops.

O V-rex era mais resistente, mas não enfrentava inimigos naturais com carapaças tão poderosas, nem chifres ósseos tão perigosos, além de, certamente, apesar de enfrentarem os kongs e seus braços poderosos, sua estrutura não era preparada ou párea para a mordida de um T-rex, nem a velocidade e potência do mesmo, já que o V-rex tinha uma estrutura própria para morder, e levar socos, mas não para morder quando correndo, ou então, ser letalmente mordido.

O T-rex teria muito mais trabalho para derrotar um V-rex num campo aberto, mas é provável que fosse o vencedor nestes casos, já que era menos desajeitado, corria mais, tinha pernas mais fortes, e era adaptado para correr e morder.

Se pensarmos em termos de mata fechada, ambos possuem corpos poderosos, sendo o T-rex mais ágil. Aqui seria difícil de determinar um vencedor, o que se posse assegurar é que seria uma batalha de arrepiar. E totalmente sangrenta.

O V-rex teria larga vantagem num terreno mais acidentado, por exemplo aos pés de uma motanha. O Vastatosaurus era mais resistente numa batalha corpo-a-corpo, além de que poderia morder mais e melhor um T-rex, que seria menos adaptado á um terreno acidentado, tendo um equilíbrio melhor com seus pés maiores.

No quesito caça ambos são bons e em caçadas, de uma maneira geral, apesar da boca mais larga e de conseguir morder uma área maior do que o rival, o V.rex tinha mordida muito inferior ao do T.rex em Potência, ou seja o V.rex "morde mais", mas o T.rex "morde melhor".

O V.rex causava grandes danos, mas não tão destrutivos, graves e até fatais como o T.rex, que podia matar qualquer animal com uma mordida.

O crânio do Vastatossauro, mesmo sendo mais resistente, era menos forte. O T.rex é ainda muito mais ágil, apesar de menos resistente.
Nas pernas poderosas os dois tem força similar, apesar do T-rex aparentar ter mais massa nas mesmas, o que gera mais força e potência. No entanto, nos braços, os do T.rex são mais compridos, muito mais poderosos, musculosos e portanto eficientes, com mãos maiores e garras mais afiadas, que seriam mais úteis ou letais numa virtual batalha entre as duas bestas.

Os V.rex, mais inteligentes, são capazes de calcular ataques com uma eficâcia um pouco superior ao Tiranossauro.

Em relação a tombos e quedas, o Vastatossauro com seus pés maiores e corpo mais bem protegido, poderia ferir-se menos do que o Tiranossauro.

Mesmo Assim, pode-se constatar que o Tyrannosaurus rex é um predador extremamente mais eficaz e poderoso, podendo surpreender um V-rex, que, apesar de estar preparado para "tomar porrada" de um Gorila de mais de sete metros, não está preparado para ser fatiado por dentes de adaga em sua carne. Mesmo assim, o argumento também é valido ao T.rex. Só que, apesar de ser o predador Top e supremo do Final do Cretáceo, lembremos que eles enfrentavam "caudas-porrete" mortais dos Ankylosaurus e chifres bastante destrutivos de um Triceratops.

T-rex.
Atrevo-me a dizer que, o V-rex caçava animais maiores, mais ágeis e leves, enquanto o T-rex, animais mais pesados e bem protegidos.

E, se olhar bem a minha visão da coisa toda, vão ver que ambos caçavam animais que representariam o outro, por assim dizer.

Acho que ambas as bestas são incríveis e poderosas, e seria difícil de determinar quem venceria, pelo fato de uma delas jamais ter existido.

Ainda assim, fica a diversão e nossas imaginações povoadas por seres incríveis, tais quais os dinossauros e de possíveis encontros entre ambos.    

Abraços e até breve.

Depois de Algum Tempo...

Bom, depois de um tempão sem postar (muito devido à falta de tempo), eu vos trago o que todos tanto queriam e me pediam: Uma tabela que compara a potência de mordida de alguns animais, dentre eles, dinossauros e dois dos maiores e mais poderosos/perigosos répteis da Terra, o Dragão-de-Komodo e o Jacaré Americano.



Ambos são a base para os estudos da pesquisa em questão, que é de 2002 e não é meu, mas de um especialista chamado Erickson.

Nela são apontados que um Dragão-de-Komodo tem uma potência de mandíbula/mordida 11x menor do que a potência do Alligator.

Por outro lado, o Crocodiliano em questão, o American Alligator (A.mississippiensis) tem uma potência de mandíbula que oscila entre os 1.100 e os 1.700 kg de potência (como já afirmado em posts anteriores), com uma média de 1.360 kg(que será a base do estudo).

Alligator mississippiensis, com seus 4.5 metros
e mandíbula que podem morder com cerca de 1.3t de potência.
No estudo mostrado em questão, observasse a potência das mandíbulas de seis grandes carnossauros, dentre os quais o famoso Allosaurus; o Espinossaúrideo Suchomimus; o norte americano Acrocanthosaurus; o grande Giganotosaurus; o Tirano Daspletosaurus e o majestoso Tyrannosaurus.

Allosaurus, o Leão Feroz do Jurássico.

O Allosaurus, segundo o estudo, para seus 68 cm de mandíbula num crânio de quase 1 metro, possuía uma potência de mandíbula cerca de 12.4 x superior à potência do Dragão de Komodo, e 1x mais potente do que a do Alligator, com cerca de 1.4 t de potência.

O Suchomimus, com seus 11 metros de agilidade.

Enquanto isso, o grande Suchomimus, com seus 11 metros de comprimento e cerca de 1.12 metros de mandíbula, poderia abocanhar uma presa com uma potência 1.3 x mais força do que um Alligator, atingindo algo como 1.7 toneladas de destruição.

O Norte Americano Acrocanthosaurus.

Dando continuidade, o Acrocanthosaurus, com seus 11 metros e uma mandíbula de cerca de 1.19 metros, poderia desferir uma mordida pesada, com cerca quase 3.8x a de um Alligator, o que o colocaria numa potência relativa de cerca de 5.1 toneladas de potência.

O Enorme e poderoso Giganotosaurus.
Quando encontramos o famigerado e poderoso Giganotosaurus, logo imaginamos uma bela mordida. Com seus 13 metros de comprimento confirmados, suas mais de 8toneladas e suas mandíbulas de 1.78 m(do tamanho de um homem adulto), nos deparamos com uma mordedura de cerca de 5.3x mais forte que um Alligator, chegando à impressionantes 7.2 toneladas de potência.

     O tiranossaurídeo Daspletosaurus e suas armas principais:
dentes enormes e mordida incrível.
 
Depois, encontramos o Daspletosaurus, que apesar de menor que o Suchomimus, que o Giganotosaurus, e certamente menor também que o Acrocanthosaurus, tinha uma densidade dental de 1.15 por cm², enquanto o Giga, maior e certamente mais pesado, chegava à menos de 1cm² de densidade média, com cerca de 0.8.

Apesar da mandíbula também menor, de cerca de 95cm, poderia morder cerca de 7.2 x mais forte que um Alligator, chegando a incríveis 9.8 t de potência.

Portanto, mesmo o Daspletosaurus sendo menor e menos robusto que um Giga, já poderia morder com mais força do que o mesmo.

Mas, antes de chegarmos ao final do nosso post, quase me esqueci de alguns detalhes.

Detalhes estes, de mais de 13m, e 10 toneladas. Bem, vamos ao T-rex.

O Tyrannosaurus possui, por larga e clara vantagem,
a mandíbula mais

poderosa dentre os dinossauros.
Com um crânio de mais 1.5 metros e uma mandíbula de 1.2m (menor que do Giga e quase do mesmo tamanho do Acrocanthosaurus), o T-rex, possuía sua densidade dentária em cerca de 2.5cm², e poderia causar um estrago e uma devastação na vítima de cerca de 184x a força de um Dragão-de-Komodo, ou quase 16x mais do que um Alligator.

É como se fosse preciso 16 Alligatores americanos para comparar com um Tyrannosaurus.

Assim, sua potência de mandíbula poderia passar um pouco das magníficas 20t de potência.

Qualquer dúvida a tabela está ai, é só fazer as contas. Valeu e até breve.