Terras Jurassicas

Terras Jurassicas
Quando Eles Mandavam

Terras Jurássicas no seu idioma

O Que você gostaria de ver no Jurassic World Fallen Kingdom?

Se você pudesse voltar no tempo, para que período voltaria?

Qual Dino Duelo querem ver por aqui:

29 de dezembro de 2011

T.rex x Giganotossauro - Parte II

T.rex x Giga

Duelo de Titãs - Parte II: Conhecendo o Giganotossauro
Descobrindo o Outro Gigante
Foi então que Ruben Carollini descobriu em 1993, um grande predador na Argentina. Seus fósseis eram tão imensos quanto os de um T.rex, seus dentes, mesmo menores eram impressionantes. Alguns de seus ossos, como por exemplo, o fêmur, o osso da coxa, poderia ser maior, talvez até mais maciço que o do T.rex. Mas isso não foi constatado pelo seu descobridor.

Tais constatações foram feitas por Rodolfo Coria e Leonardo Salgado, dois dos maiores especialistas e entendedores do assunto.

Surge um crânio imenso, maior que o do T.rex. Mas então não seria esse o maior carnívoro?

O crânio em questão era enorme, tinha cerca de 1,6 metros de comprimento, contra 1,4 metros do T.rex.

Mas o tamanho do crânio nada quer dizer e em quase nada influencia. O que chamava a atenção era a grossura da estrutura
óssea, extremamente maciças, e o peso geral da ossada, muito superior a qualquer outro dino carnívoro.


Giganotossauro: O Galalau Argentino
O nome que seria dado a enorme besta era Giganotosaurus carollini, o Réptil Gigante do Sul, o carollini refere-se ao paleontólogo amador que o descobriu.

Chegamos a 1995, o poderoso Giganotossauro já se encontra desenterrado. Seus fósseis muito estudados e detalhados. Foi encontrado um espécime quase completo, com cerca de 12.5 metros de comprimento, patamar igual ao do mais completo e maior T.rex encontrado à época, "Sue", ou FMNH PR2081. Mesmo assim, as estimativas de peso eram pelos menos, de duas toneladas a mais, enquanto a altura, era de cerca de 1 metro mais baixo.



O Rei...Destronado???
Mais tarde, no mesmo ano, fora publicado os estudos, que incluiam um segundo espécime, com cerca de 5 a 8% maior.
Sendo assim, tal animal teria, provavelmente 13.6 a 14.1 metros de comprimento, sendo portanto o maior dinossauro comedor de carne já encontrado. Assim, logo se deu em todos os meios de comunicação: Encontrado na Argentina dinossauro carnívoro que PODERIA ser maior do que o T.rex!!! E para muitos, ele realmente era, e assim, nascia um novo rei, uma nova era, um novo reinado...estaria o rei...destronado???

Mas a estória não termina agora...

Erros, Novas Descobertas, Novos Estudos e Publicações: O Rei não perde a Majestade
Até muito pouco tempo atrás, precisamente em 2004-05, acreditava-se que o T.rex estava mortalmente ultrapassado, e sua imagem, eternamente ferida. Em todos os lados se lia e via: Um dos maiores carnívoros, e não mais, o maior carnívoro, e em outros lugares, superado apenas por Carcharodontossauro e Giganotossauro, menos agressivos.

Para ajudar, Jack Horner, o homem que encontrou um dos maiores T.rex do mundo, o C.rex, apareceu com uma nova teoria a respeito do rei: ele seria necrófago, ou seja, carniceiro, apenas comia animais mortos.

Opa! Não acabou, ai vai mais uma: Ele teria penas!!!

Mas após muitas evidências encontradas de que era mesmo o superpredador que achavam que era em 1902-05, e o achado também de restos de pele e DNA ainda vivos de T.rex, que se conservaram dentro dos ossos do próprio animal, mostraram que, se ele tivesse penas, seria apenas quando era jovem.

Até que finalmente, em 2006 foram publicados dois estudos, um primeiro referente ao espécime de mais de 14 metros de comprimento, conhecido como C-rex, encontrado por Jack Horner, e um segundo, feito pelo Museum of Rocks, do qual o mesmo Jack Horner é curador: MOR008, o crânio de T.rex de mais de metro e meio!!!

Sendo ambos os dinossauros maiores do que "Sue", que a esta altura já não era mais o maior T.rex encontrado, apenas o mais completo, novamente o T.rex recuperava seu tamanho anteriormente creditado.

O Regresso do Rei: O Majestoso T.rex Recupera o Trono
Samsão, o Z-rex, agora já era considerado por muitos como o maior T.rex e o maior fóssil de carnívoro com cerca de 13.2 metros de comprimento por 6.5 toneladas de peso, muito embora alguns pensem que poderia chegar aos 13.6 metros de comprimento. MOR 980 teria em torno de 13.2 metros de comprimento, mesmo tendo um crânio menor do que o de "Sue" e do que de "Samsom". Porém, como já disse anteriormente em outros posts, existiam fósseis ainda maiores.

MOR 980 ou "Peck rex": 1.37 metros, incompleto
FMNH PR 2081 ou "Sue": 1.39 metros, completo
CMNH 9380 ou "Samsom": 1.50 metros, completo

Enquanto isso, C-rex teria um crânio de 1.47 metros, talvez 1.50 metros.

Assim, provava-se novamente, que os T.rex passavam dos 13.5 metros de comprimento, mais de 7 toneladas e mais de 5 metros de altura.

Desta forma ele recuperava seu patamar, mas ainda sim, não batia o Giganotossauro, apenas 'empatava o jogo'.

Vida Longa ao Rei
Mas e o Giganotossauro?

Desde então, nunca mais fósseis do Giganotossauro foram encontrados. E, infelizmente para o monstro poderoso do sul, alguns ossos foram superestimados...

Estudos mais minunciosos: O Gigante do Sul já não é tão enorme
Após muitos estudos, foram constatados que os ossos do Giganotossauro eram, na verdade, mais finos e frágeis que os do T.rex.
Seus ossos do fêmur e da tíbia são mais finos. Os ossos do fêmur são mesmo, 5cm maiores, porém, os da tíbia, são, na realidade 7 pou 8 cm menores no Giganotossauro, o que o coloca como mais baixo do que o T.rex, e olha que estamos falando de "Sue", pois sabemos existirem T.rexes maiores.



Fora o fato de que quando as tíbias são mais curtas do que os fêmures dos animais, e a diferença é de mais de 10 cm no Giga, demonstram ainda que nem mesmo rápido o Giganotossauro era.

Pior do que isso foi que alguns especialistas garantem que o comprimento do fóssil do Giga está errado, e que ao invés de 13 a 13.1 metros, ele teria entre 12.2 a 12.5 metros de comprimento. Alguns falam em 12.7 metros, mas mesmo assim, são menores do que os T.rexes.

Apesar da cabeça ser mesmo maior, a mandíbula era mais fina, curta e frágil. Nem mesmo a largura das mesmas, os musculos da própria mandíbula e os do pescoço se comparam aos do T.rex.

Além de tudo isso, o T.rex tinha músculos mais potentes, braços maiores e mais fortes, apesar do Giga ter mão e garras maiores. As garras do T.rex era mais fortes e mais grossas também.

Bom, peço desculpas à todos, tive alguns problemas, diversas dificuldades, um ano muito complicado, agora, finalmente poderei dedicar tempo ao meu blog, obrigado, hoje vem a parte dois e ainda, em breve, ainda nesta semana, espero, a parte III, depois a quarta e quinta e última parte deste post...Até breve...

Nenhum comentário:

Postar um comentário