Terras Jurassicas

Terras Jurassicas
Quando Eles Mandavam

Terras Jurássicas no seu idioma

O Que você gostaria de ver no Jurassic World Fallen Kingdom?

Se você pudesse voltar no tempo, para que período voltaria?

Qual Dino Duelo querem ver por aqui:

23 de janeiro de 2012

Tyrannosaurus rex e seus fósseis mais famosos

Comparação de Tamanho de Vários Dinossauros, entre eles, Tyrannosaurus rex. 

Continuando a postagem sobre as descobertas em relação aos fósseis mais famosos de T.rex:
Lembro ainda que, segundo as últimas pesquisas, Sue, antes dita como tendo entre 5.4 a 7.2 toneladas, na realidade, após pesquisas recentes, mostraram um animal com algo em torno de 9.1 ou 9.2 toneladas, um animal muito mais pesado do que se imaginava.

Assim, o peso de Sue, seria entre 9.1 e 10,2 toneladas.

Outros dizem entre 9.5 até 10,6 toneladas.

Agora, comparação entre UCMP 137538, Sue, CM9380(Holótipo de T.rex) e o Holótipo do Giga(MUCPv-CH1)

Modalidade    UCMP 137538    Sue    CM    Giga   

Comprimento     1.7 a 1.8m    1.43 m    1.36m    1.60 a 1.80m
do Crânio

Largura do    mais de 1.2 m    95.4cm    90.4cm    56cm
Crânio

1ºPonto: o tamanho de 1.39 metros do crânio de Sue, é do lado esquerdo, enquanto que o direito teria cerca de 1.41 metros, contando a partir da abertura até ao quadratojugal, e não o tamanho completo.

Já MOR 008, chega aos 1.5 metros, tendo o comprimento total em da pré-maxila até o ocipital em 1.59, talvez 1.6 metros. Desta forma Sue poderia chegar ao 1.5 metros.

Comparação de tamanho de como seria o Fêmur de MOR008, em relação à Sue.

2ºPonto: Coria e Philliph, Carpenter propuseram um crânio menor ao Giga, de cerca de 1.6 metros em 2002, há exatos dez anos.

3ºPonto: O tamanho de 1.8 metros para Giganotossauro, era a estimativa máxima de Coria, em 1998, quatro anos antes.

4ºPonto: Henderson propôs um crânio de 1.56 metros. Mas o que ele queria dizer e esclarecer era que não se tratava do tamanho máximo, da pré-maxila ao ocipital, então, não se trata do tamanho total da cabeça.

Estes dados não foram criados ou propostos por mim, e tratam-se de estudos feitos por paleontólogos, caçadores de fósseis e especialistas no assunto.

Reitero que não expresso minha opinião em relação a nenhum estudo, e que apenas traduzi, fielmente ao original, encontrado na internet, as opiniões e entendimento dos maiores especialistas no assunto.

Voltando a falar dos "novos" fósseis de T.rex.

Quanto ao fóssil conhecido como UCMP 118742 e sua maxila gigantesca, alguns apontaram uma maxila de 89.5 cm, enquanto outros, 81cm.

No entanto, é necessário usar uma medida correta e assertiva para se determinar o tamanho do animal, que, de qualquer forma, já supera o tamanho da maxila de Sue.

Entrando em contato com Robet W. Boessenecker, o mesmo, especialista, garante que se trata do tamanho correto o de 89.5 cm.

Continuando, colocando e pareando o animal, que em seu leito de morte, já era um T.rex muito grande.

A despeito da inúmeras falhas no que diz respeito as pesquisas relacionadas ao Tyrannosaurus, percebe-se que, notadamente, o tamanho de Sue, levando em conta uma determinada quantia de T.rexes grandes, não era um tamanho tão incomum, e, ao contrário, o tamanho de Sue, de 13 metros, não era, na realidade, tão raro quanto se pensava.

Segue, novamente, uma análise dos espécimes:

LACM 23844 se trata apenas de um crânio cerca de 6 cm mais longo do que o crânio de Sue. Tal espécime deveria alcançar, ou até ultrapassar por uma pequena margem, o tamanho de Sue.

MOR 008 é, pelo menos de 6 a 8% maior do que Sue.
Comparação do T.rex e um homem adulto.

SDSM 12047, outro crânio, possui as mesmas medidas do crânio de Sue.

Rex-C, descoberto por Bill Alley, em 1999, tambem se trata de um animal com o mesmo patamar de tamanho de Sue. Não confundir com o ainda maior C-rex(MOR1126)

MOR 980 ou Peck's Rex (antes conhecido como Rigby's T.rex) é outro T.rex com o mesmo patamar de Sue, só que, comprovado, tendo ainda, braços, mãos, garras e os ossos da bacia, ainda maiores.

MOR 1126 é realmente tão grande quanto Jack Horner havia aclamado, inicialmente, há cerca de 12 anos atrás. Medidas para esta besta apontam, segundo o Censo de Dinossauro, que revelou abundância de T.rexes e raridade de estágios de alterações genéticas na Formação de Hell Creek durante o Cretácio Tardio, em Montana nos Eua, revelam que o espécime é de 7 a 12 % maior do que Sue.

MOR 1152 (F.rex) foi descoberto junto de MOR 1126, porém, sequer recebeu algum tipo de atenção. Mas F.rex tem na verdade, um tamanho muito próximo ao de C-rex, afinal, nos status oficiais sobre tal fóssil, podemos encontrar ambos listados juntos, com as siglas XL (extra large), ou seja, extra grande, enquanto, Sue, por exemplo, é listada como L (large), ou seja, como grande.

Todos os animais demostrados acima, são, notadamente grandes, mas ainda existe um T.rex que se sobrepõe a todos os demais. E não se trata de um UCMP 118742 totalmente adulto e plenamente crescido. Tal Tyrannosaurus consiste em algumas falanges pedais, que são, cerca de 10% maiores do que C-rex. Este em questão é UCMP 137538, que é o maior Tyrannosaurus adulto e totalmente desenvolvido que temos como exemplo. Não se trata de uma espécie recem descobcerta, sendo muito bem conhecida pela ciência há um bom tempo. Fato é que, apenas recentemente, tal como havia acontecido com 118742 e com MOR 008. E, seus restos fósseis mostram um animal provavelmente 20% maior do que Sue, arranhando os 15.5 metros de comprimento, tal como, UCMP 118742, também alcançaria.

Intrigante notar que tais animais do Garfield County, o Condado de Garfield, nos EUA, além de trazer abundância de fósseis de Tyrannosaurideos, ainda por cima, mostra, não se sabe ao certo o porque, mas, evidencia que os T.rexes desta região em particular, eram maiores e mais pesados, mais bem desenvolvidos, e, ao que tudo indica, também mais violentos que os demais encontrados em outras regiões.

Voltando ainda a usar Sue, o T.rex mais bem preservado, e, de fato, o mais velho já encontrado, podemos observar que Sue apenas era grande por ser um animal velho. Caso contrário, se tivesse morrido, digamos, por exemplo, com 20 anos de idade, como acontecia com a maioria dos espécimes da espécie Tyrannosaurus, talvez pela dura vida, cheia de batalhas sangrentas e mortais, e não com quase 30, Sue não seria nada impressionante.


MOR 008 mesmo, era mais jovem, e mais maciço, mais robusto do que Sue, com 28 anos. MOR 980, o Peck's Rex também, apesar de mais jovem, possue mais ou menos o mesmo tamanho, na faixa dos 13 metros de comprimento.

Se qualquer destes tivessem atingido a idade de Sue, com certeza teriam sido, muito maiores, tendo em vista a dinâmica do crescimento do T.rex, que tem seu auge dos 16 aos 20 anos, chegando a crescer até os 22 anos de idade, e, especialmente no caso de MOR 008, ele seria ainda maior. 

Enquanto isso, mais um pouco de imformação a respeito de C.rex. Este espécime em questão, que já fora abordado anteriormente em outros posts e acima, por um bom tempo, nos privou de quaisquer forma de estudo mais detalhado, e durante quase 10 anos, o espécime ficou envolto em mistério. Mas, revelado mais tarde, chegaria a 10% maior que Sue, ou ainda, 12%. Além disso, como já dito, não podemos confundir C-rex com Rex C, descoberto em 1999, e tido como tendo o mesmo tamanho e patamar de FMHN PR 2081(SUE).




O Rei da Pré-História e o Rei dos dias atuais

Bom, por enquanto é isso, fiquem ligados, pois em breve teremos o primeiro capítulo de T.rex x Spino, o Especial que trata sobre a Batalha do filme JP///, com o nosso primeiro combatente, o desafiante e candidato ao título de rei dos dinos, Spinosaurus, até lá...abraços...

Nenhum comentário:

Postar um comentário