Terras Jurassicas

Terras Jurassicas
Quando Eles Mandavam

Terras Jurássicas no seu idioma

O Que você gostaria de ver no Jurassic World Fallen Kingdom?

Se você pudesse voltar no tempo, para que período voltaria?

Qual Dino Duelo querem ver por aqui:

25 de dezembro de 2009

Carcharodontosaurus: O Terror Norte-Africano !!!







Há cerca de 90 Milhões de anos atrás, no Norte da África, onde hoje se encontra o Deserto do Saara, caminhava pela terra, estremecendo-a o Carcharodontosaurus saharicus, um dos cinco maiores animais carnívoros do mundo, e com toda certeza o maior e mais feroz daquela região, naquela época.
Nesta imagem, O Carcharodontosaurus enfrenta o Spinosaurus, para ver quem tera o direito a presa, um Aegyptosaurus.

O Carcharodontosaurus foi encontrado ao redor de 1915, na região do Saara. Porém, na época, poucos fósseis foram encontrados, o que dificultou a descrição exata e precisa do mesmo.

Desde então ele era conhecido como Megalosaurus saharicus, por ter uma estrutura próxima ao do Megalosaurus do Jurássico. Era dito como um carnívoro média de 8 a 10 metros de comprimento por 3.5 de altura e peso em apenas 3 toneladas.

No entanto, o paleontólogo Paul Sereno encontrou em 1996, na mesma região um crânio de cerca de 1.63 metros de comprimento, com algums vértebras e poucos ossos. Com o achado, tudo o que se pensava saber sobre esse animal mudou. Por exemplo, seu nome mudou para Carcharodontosaurus saharicus, homenagem ao grande Tubarão-Branco, o maior predador dos mares atuais, assim como era, na Terra, o Carcharodontosaurus na África do Cretáceo, além do fato do Carcharodontosaurus ter dentes muito parecidos com os do Tubarão, e terem cerca de 15 cm de diferença.
Seu tamanho, primeiramente foi estimado em 15 metros de comprimento por 5.5 de altura e cerca de 10 toneladas, o que o tornaria o maior carnívoro.

Mas, as estimativas estavam exageradas, porém ele ainda era muito grande, com algo entre 12 a 14 metros de comprimento por 5 metros de altura e cerca de 7 ou 8 toneladas. Era muito parecido com o Giganotosaurus da América do Sul, porem, apos estudos mais minunciosos, constatou-se que ele teria um peso menor que do Giganotosaurus, seu parente mais próximo, sendo mais rápido e ágil, afinal, o Giganotosaurus enfrentava os imensos herbívoros Argentinosaurus, enormes como montanhas e pesado como uma baleia, enquanto que o Carcharodontosaurus abatia presas menores e mais ágeis, como Deltadromeus e Aegyptosaurus.

O poderoso Carcharodontosaurus tinha um crânio mais largo e alto, com focinho mais amplo, dentes menores e mais frágeis do que os do Tyrannosaurus rex. Isso se deve ao fato do Carcharodontosaurus ser mais primitivo que o T.rex, tendo um crânio mais frágil e mandíbulas um pouco menos potentes. Seu pescoço era curto e musculoso, preparado para aguentar o impacto dos ataques mortais dessa enorme e temida fera. Os braços eram fortes e terminavam em mãos com três dedos dotados de garras afiadas, como no Alosaurus, que auxiliavam para rasgar a carne e segurar a presa.

Provavelmente era muito mais rápido que a maioria dos predadores de tamanho semelhante, talvez alcançando mais de 40km/h em curtas distâncias. As pernas eram grossas e potentes, a cauda comprida e fina, contrabalançeando o peso do restante do corpo. Em comparação com os Tyrannosaurideos, os Carcharodontosaurus possuiam corpo menor e mais leve, pescoço mais curto e cabeça maior, com a cauda sendo mais comprida.
Outro enorme terópode que vivia na mesma região e na mesma época, era o famoso Spinosaurus aegyptiacus, que era tão grande e talvez até mais ágil, porém menos poderoso que o Carcharodontosaurus. Provavelmente essas duas espécies travavam batalhas até a morte por comida.
Dados da Fera:
Nome: Carcharodontosaurus saharicus
Significado: Réptil com Dentes de Tubarão do Saara
Tamanho: 12 a 14 metros de comprimento, 4 a 5.5 metros de altura e 6 a 8 toneladas de peso.
Época: Norte da África, há cerca de 90 milhões de anos atrás
Fatos: Um dos maiores e mais ferozes carnívoros já encontrados, perdendo apenas para Giganotosaurus e Tyrannosaurus, sendo provavelmente mais ágil que ambos. Era excelente caçador, o topo da cadeia alimentar de sua época. Embora muitos acreditam que ultrapasse os 14 metros e 8 toneladas, enquanto outros, que chegava a no máximo 13.5 metros e 7 toneladas.

Um comentário:

  1. olá , amigo muito boa sua postagem , mas acredit que o carcharodontossaurus não tivesse 4 ou 5.5 metros e sim 6 metros , pois em todos topicos e sites que dizem sobre ele , dizem que ele possuia 6 metros , acredito que esta seja a média de tamanho máximo , o tiranossaurus tinha seu tamanho maximo até 6 metros mas creio que sua media era de 5 metros , alguns (os menores talvez) possuiam até 4 metros. Então creio que o charcharodontossaurus era maior que o giganotossaurus e maior que tiranassaurus , perdendo apenas para para o espinossaurus que era o maior carnivoro de todos tendo até a coluna ( a forma de medir seria até a coluna,o espinossaurus possuia 6 metros fora a vela , não rebaixando o tiranossaurusmas digo que t t-rex talvez seria o terceiro maior carnivoro. Bom essa foi minha opinião.^^

    ResponderExcluir