Terras Jurassicas

Terras Jurassicas
Quando Eles Mandavam

Terras Jurássicas no seu idioma

O Que você gostaria de ver no Jurassic World Fallen Kingdom?

Se você pudesse voltar no tempo, para que período voltaria?

Qual Dino Duelo querem ver por aqui:

21 de dezembro de 2009

Tarbossauro: O Primo Asiático do Rei dos Dinos !

Comparação de Tamanho do Tarbosaurus baatar, em seu tamanho máximo, com um homem.


Era assim que se parecia o Tarbosaurus, um dos maiores e mais potentes dinos carnívoros.
Num rápido olhar para esse temido e poderoso animal, rapidamente lembrariamos do Rei, Tyrannosaurus rex, mas não se engane, trata-se do parente asiático do rei dos carnívoros.
O Tarbosaurus é tão parecido com o T.rex, tanto em aparência quanto em tamanho que muitos especialistas os classificam como sendo do mesmo gênero, porém de diferentes espécies(T.rex e Tyrannosaurus baatar).
Mas, marjoritariamente, os especialistas tendem a classificálos como espécies diferentes.
O Tarbosaurus atingia o tamanho de um ônibus urbano, o peso próximo ao de um elefante asiático e a altura de um prédio de quase três andares.
Essa espécie quando descoberta revelou uma importante descoberta: a existência de carnívoros extremos como o Allossauro, Megalossauro e Tiranossauro, tambem na Ásia. Ele foi encontrado na Mongólia e na China, e é o animal mais próximo do T.rex, vivendo no mesmo período.
Quando achado, foi nomeado como Tyrannosaurus bataar, mas depois perceberam que não era um Tiranossauro, e sim algo perfeitamente igual, grande e poderoso, porém de outro gênero, o Tarbossauro. Depois de alguns anos, foram encontrados novas espécies do gênero Tarbossauro, que hoje em dia ganha em quantidade do gênero Tiranossauro.
Apesar da confusão eles são espécimes diferentes, mas muito ligados entre si, assim como por exemplo Afrovenator e Allossauro. O Tarbossauro possuia uma cabeça maior do que a do Tiranossauro(chegava a 1.7m), bastante grande para seu tamanho, sendo a maior entre os carnívoros. Outra diferença era de que o Tarbosaurus era mais leve que o T.rex, provavelmente mais rápido,(talvez fosse rápido por curtas distâncias, e andasse por outras muito longas), tão feroz quanto ele(ou até mais), tinha braços mais curtos que do primo Norte-Americano, apresentando um corpo mais curto, baixo e compacto, porem igualmente forte e robusto. Tinha fileiras com 27 dentes cônicos e serrilhados, que eram substituídos se o animal perdesse alguns em batalha.
A potência de sua mordida era tão potente quanto a do T.rex e seus dentes chegavam a 15 cm, eram grossos e serviam para dilacerar carne e estraçalhar ossos, até mesmo as carapaças mais duras, como dos anquilossaurídeos que viviam em seu tempo.
Provavelmente, nessa espécie, os braços ficaram mais curtos e leves, para contrapor a cabeça grande e relativamente leve, o que tornaria o Tarbosaurus mais leve e rápido, tornando seu ataque com as potentes mandíbulas, ainda mais fatal e eficaz. É como se nem precisasse dos braços. Tinha pernas muito grossas e musculosas, além de uma cauda mais curta que do T.rex, mas podendo ser até mais grossa, para contrabalancear a cabeça e fornecer equilíbrio ao animal.
Inicialmente, algumas literaturas o descreviam com o mesmo tamanho, ou ainda maior que o majestoso Tiranossauro, pelas análises crâniais, e por terem pensado que tratava-se de uma nova espécie de T.rex.
Talvez fosse O único que poderiam ser comparado, em robustez e principalmente em força, com o mega-predador que é o Tiranossauro. É bastante conhecido, mas não recebe o devido respeito que seu tamanho e força tinham. Este, além de um dos maiores, é de longe um dos mais poderosos e destrutivos predadores do mundo.
Dados Da Fera:
Nome: Tarbosaurus bataar
Significa: Réptil que causa espanto
Tamanho: 10 a 12m de comprimento, altura em 4.5 a 5m e peso em cerca de 5 a 7 toneladas
Época: Cretáceo, na Ásia
Fatos: Um dos maiores carnívoros, muito semelhante a Tiranossauro. Podia talvez até atingir cerca de 13 a 14m de comprimento. Era bastante robusto. Faz parte dos animais que reinam no topo dos grandes carnossauros. Possuí o maior crânio completo de carnívoro.

Um comentário: