Terras Jurassicas

Terras Jurassicas
Quando Eles Mandavam

Terras Jurássicas no seu idioma

O Que você gostaria de ver no Jurassic World Fallen Kingdom?

Se você pudesse voltar no tempo, para que período voltaria?

Qual Dino Duelo querem ver por aqui:

2 de janeiro de 2012

Tyrannosaurus x Giganotosaurus: Parte IV


Comparação de Tamanho entre "Sue" e o Esqueleto do Giga.
Duelo de Titãs - Parte IV: Armas, Estimativas, Estilo de Vida e Inteligência.

Armas e comparações detalhadas de tamanho:
Primeiro, o desafiante, o Giganotosaurus, enorme dinossauro do Sul, medindo mais de 12 metros e pesando mais de 8 toneladas:
Aqui as principais "Armas" do Giganotosaurus.

Agora, o T.rex, o Rei dos Dinossauros, medindo também mais de 12 metros e pesando mais de 7 toneladas:
Estimativas: O Gigante Colossal x O Tirano Imperador
Estimativas de tamanho apontam os Giganotossauros com até 15.5 metros de comprimento, 6 metros de altura por cerca de até 13, quase 14 toneladas. Possivelmente o tamanho de animais adultos, extremamente fortes e plenamente desenvolvidos.

Já as do T.rex, valendo-se apenas do material isolado do UCMP118742, conhecido por alguns como o Tyrannosaurus imperator, ainda maior que o T.rex, atingia 16 metros de comprimento, 7 metros de altura e até 13 toneladas. Alguns ainda acreditam
que o Tyrannosaurus em questão se trata do imperator, uma espécie nova, que não seria tão imensa, atingindo no máximo 15 metros de comprimento, mas que possuía dentes, garras, braços e cauda, maiores. Enquanto a maioria pensa que é apenas um T.rex gigantesco, quanto à isso não importa, mesmo porque, é uma prova de tamanhos imensos.

Nessa parte, apesa de que realmente tamanho não é documento, mas sim, o que conta na batalha é força, e nisso o T.rex vence fácil, mais um ponto para o Rei...ou seria Imperador?

Estilo de vida: Quem vivia melhor?
Ambos os dinossauros viviam em bandos, mas os Giganotossauros viviam em grupos um pouco maiores.

Talvez vivessem cerca de 30 anos, assim como os T.rexes. Uma grande diferença entre as duas espécies é que o T.rex era o predador único e máximo em seu patamar, no Cretáceo tardio. Por outro lado, o Giga era, assim como o Carcharodontossauro, era apenas mais um dos grandes predadores da região. Talvez o Giga fosse mesmo o predador máximo de seu terrítório.

Mas sem sombra de dúvidas, eles disputavam o territó
rio com os Mapusaurus, predadores quase do mesmo tamanho e força do Giganotossauro, que de tão parecidos, quase se confundiram como a mesma espécie. A semelhança é maior entre ambos do que entre Giga e Carcha. Por esta razão, a família Carcharodontossauridae ganhou uma sub familia chamada Giganotosaurini, abrangendo ambos os animais. O Mapusaurus, apesar de menor, seria um problema, pois vivia em bandos ainda maiores e eram muito mais rápidos que os Giga.

O grau de inteligência era provavelmente o mesmo entre Mapusaurus e Giganotosaurus. Alguns fãs, infelizmente acreditam piamente que ambos conviviam em harmonia perfeita.

Ora, mas predadores que não são da mesma espécie dificilmente convivem bem, a exemplo atual de raças diferentes de cães, por exemplo. Há ainda indícios que, talvez, o Tyrannotitan, um superpredador, ancestral comum a Giga e T.rex, possivelmente maior e mais primitivo que ambos, ainda existisse quando o Giga habitava a Terra.

Se for comprovado, isso tornaria a vida de um Giganotossauro, pelos menos, duas vezes mais difícil.

Nessa, a vida do Giga era talvez mais dura. E até mesmo, quem sabe, mais curta. Por isso, ponto para o Giga.


Caça: Saurópodes x Super herbívoros protegidos, quais os mais resistentes?
Os Giganotossauros não necessitavam ser rápidos, pois suas presas eram os enormes Argentinosaurus, um dos maiores e mais pesados animais que o mundo alguma vez viu. Por isso se organizavam em bandos grandes, provavelmente de até 8 membros. Eles seriam realmente necessários para abater um enorme saurópode como o Argentinossauro.

Enquanto isso, quando o T.rex reinava absoluto sobre o mundo do Final do Cretáceo, os saurópodes estavam quase extintos.

Restavam poucos animais tão grandes e pesados como montanhas. Por isso, o T.rex teve de se adaptar, ser mair robusto, imensamente mais resistente, infinatas vezes mais inteligente e poderoso que o Giga, afinal o T.rex enfrentava animais que não tinham seu forte no tamanho, como os saurópodes, mas em compensação, eram realmente bem armados e protegidos.

Os Ankylosaurus eram extremamente resistente, possivelmente os mais entre os dinos, por isso seu nome significa Réptil Tanque.

Ele parecia mesmo com um tanque de guerra, mas não se confunda, ele era ainda mais resistente. Suas costas eram cobertas por placas ósseas que mais pareciam pedregulhos, e terminavam em uma cauda espessa e muito pesada, em forma de clava, e ainda mais duras do que a própria carapaça óssea nas costas do Ankylosaurus. Um golpe apenas, e lá se ia a perna de um predador. E um predador solitário e mortalmente ferido, depara-se com a morte certa.

Por isso mesmo os T.rexes não andavam sozinhos, provavelmente viviam em pequenas famílias, menores do que as dos Gigas, mas muito mais terríveis, ferozes e selvagens. Mas provavelmente o mais poderoso herbívoro que o mundo já viu foi o Triceratops, que com suas 10 toneladas, suas quatro patas grossas como colunas, ataques e investidas a mais de 30km/h, produzia uma força tremenda e esmagadora de ataque.

Para piorar a vida de um T.rex, ele ainda tinha uma coroa óssea em volta do pescoço que o prevenia de ataques e suas armas, os dois chifres de 1 metro de comprimento sobre os olhos, com 60cm de espessura. E ainda tinha um terceiro sobre o focinho, com 18cm de comprimento. Com todo esse aparato, apenas os T.rexes poderiam suportar tais ataques, desarmá-los e abatê-los. Muitas vezes, o T.rex saia perdedor ou mesmo morto.

Por isso, quanto ao quesito caça, o Giga vence em quantia, pois viviam em bandos maiores, mas em detrimento de seu maior número, sua caça era muito menos protegida e mais frágil.

Assim, não sabemos se o T.rex ficou tão poderoso para poder abater presas menores, mas infinitas vezes mais fortes e resistentes que os Argentinosaurus, ou se foram tais herbívoros que tiveram de evoluir para não se tornarem presas fáceis das mandíbulas mais potentes dentre o reino animal.

Enfim, uma família T.rex acabaria com os Argentinossauros, enquanto que um Giga, ou mesmo um grupo deles, provavelmente pereceriam frente aos poderosos herbívoros fortes como tanques.

Desta forma, quem leva essa é o T.rex. Ponto para ele.

T.rex x Tricerátops: Batalha até a Morte.

Cérebro: Quem é Mais inteligente e eficiente?
Enquanto o Giga tinha um cérebro do tamanho de uma banana, bulbo olfativo menor e focinho mais fechado, sendo assim, mais primitivo, o T.rex foi, dentre os carnívoros gigantes, o mais inteligente, tem cérebro com o dobro do tamanho, igual ao de um Gorila. Mas não o mesmo nível de inteligência de um primata, pois o nível de inteligência do T.rex era próximo ao de um cão.

Ainda por cima, o T.rex enxergava bem melhor e sem sombra de dúvidas, farejava melhor também. Seu olfato é considerado o segundo melhor do reino animal, perdendo apenas para o Pterodáctilo. O T.rex podia farejar sangue no ar à cerca de 16km de distância.

Sua visão era estereoscópica, ou seja, ele enxergava em terceira dimensão, e via o mundo, exatamente como nós, seres humanos.

Para aqueles que acham que isso não faz diferença, imagine um animal que tem os olhos do lado da cabeça, como o Giganotossauro, e, portanto, deve virar a cabeça para um lado, enxergar sua presa, depois para o outro, e, assim, conseguir calcular mais ou menos a distância, velocidade e potência do ataque. Por isso talvez, caçassem animais imensos, como os Argentinossauros, pois não poderiam calcular ataques à animais infinitamente menores. O T.rex, por sua vez, tinha visão privilegiada, conseguindo calcular melhor os ataques, tendo muito mais eficiência na hora de atacar. Um predador com os olhos voltados para a frente, é muito mais eficaz. Além disso, o T.rex possuia uma audição muito boa também, pois seus ouvidos, assim como suas narinas e bulbo olfativos, eram enormes.

Mais um ponto para o T.rex.

Grupo de Giganotossauros caçando Argentinossauros.

Dentes e Potência da Mandíbula: Quem é o Mais Poderoso?
Certa vez perguntaram: Quanto e como seria a potência da mordida do T.rex?

Mas antes da resposta, vamos comparar os dentes dele com os do Giga, e a potência de ambos.

O Giganotossauro possuía cerca de 40 a 50 dentes, curvos, cônicos, serrilhados e com cerca de 12 cm de altura, os maiores alcançando 15 cm. Serviam para rasgar pele e carne, e esmagá-las. Assim como o T.rex, poderia comer 1 tonelada de carne por dia, mas diferentemente do rei, não 500kg de uma vez só. Tinha a cabeça maior, mas as mandíbulas menores, mais finas, mais estreitas e com toda certeza, com menor grau de abertura. As mandíbulas do T.rex podiam expandir para os lados, tal como os répteis atuais, fazendo com que possa deglutir mais comida, de uma só vez.

Assim a mordida do Giga, pela estrutura cranial, de sua mandíbula e dentes, seria algo em torno de impressionantes 5 toneladas de potência.

Mas, o T.rex tinha os maiores dentes dentre todos os dinos, e eram cerca de 60 dentes, que quando caiam, eram substituídos por outro mais fortes. Eram enormes, passando dos 30 cm de altura. Eram grossos, cônicos, curvos e serrilhados. Se a vítima sobrevivesse, e se debatesse, iria ainda mais para dentro da boca do monstro.

A mandíbula do T.rex era mais larga, e seus ossos, mais grossos. Seu focinho era mais largo, e os espaços ocos de sua cabeça, o tornavam mais leve. Seus ossos eram pneumáticos, bem mais leves que os do Giga. O pescoço do T.rex, assim como o do Giga, era bem forte, pronto para girar a grande cabeça, pronta para atacar.

Imagine o T.rex pronto para uma bela mordida?

MAS, provavelmente ela, a presa/vítima, morreria na primeira mordida. Lembra daquele monstro de alguns posts atrás, correndo com a boca escancarada? Agora adicione uma potência de mordida superior as 20 toneladas de potência, ao menos 4x mais potentes que as do Giga...Essa era...A MORDIDA do T.rex. Pois é, nesse quesito ele ganha fácil. Vocês lembram das presas que o T.rex enfrentava? Agora é perfeitamente compreensível o porque de uma mordida tão violenta.

Um ponto para o T.rex, por favor...

Enquanto as estimativas de potência ou força da mandíbula do Giganotossauro encontra-se perto das 5 toneladas de pressão, as do T.rex ultrapassam as 15 toneladas de pressão, sendo muito superior aos do Giga. Fato é que é conhecido no meio científico e paleontológico, que o T.rex possui uma "Senhora Mordida", ou seja, ele mordia mais forte do que qualquer outro animal terrestre.

Haviam apenas dois animais capazes de morder com tanta violência: o Liopleurodon, que tinha um crânio de 3 metros, sendo uma réptil marinho de até 25 metros de comprimento; e o Megalodon, ou Carcharocles Megalodon, conhecido como sendo o maior tubarão que já existiu, com até 20 metros de comprimento.

Mas, como o T.rex e o Giga viviam na Terra, e jamais encontraram quaisquer um dos dois, e, claro, são nossos preferidos, ao lado do Espinossauro e outros carnívoros gigantes, vamos nos concentrar nisso.

Como já dito, o Espinossauro, apesar de enorme, não possuia a força muscular geral, nem a mandíbula comparável às dos Carcharodontossaurídeos, como Giga e Carcha, ou Tiranossaurídeos, como o T.rex e o Tarbossauro.

Com dentes maiores, apesar do Carcharodontossauro ser considerado menor e menos corpulento e robusto que seu primo Sul-Americano, o Giga, é fato que o Carcha possuia uma mordida muito mais impressionante, devido ao formato de seu crânio e mandíbulas, e além disso, dos dentes enormes. As estimativas apontam o seguinte:

O Espinossauro, muito parecido com um crocodiliano, provavelmente possuía uma mordida potente, porém, não se pode comparar um animal que possuía grandes braços e garras como sendo suas maiores armas, com outros que tinham braços pequenos e cabeças enormes, muito mais impressionantes, e com toda certeza, de uma constituição mais forte.

Assim, estimasse que a potência da mordida de um Espinossauro fosse ao redor das 3 toneladas, contra 5, quase 6 toneladas de pressão, do Giganotossauro. Porém, apesar de maior e mais forte, o Giganotossauro talvez tivesse uma mordida inferior à do Carcha, que talvez atingisse 7 ou 8 toneladas de potência.

Neste assunto, o T.rex encontra-se em um patamar muito superior e diferente. Dados iniciais apontam a força de sua mordida, na pressão exercida em apenas UM de seus dentes, ao redor de 1,4 toneladas, enquanto que a força geral poderia variar, em acordo com o animal, ou seja, o tamanho dos dentes, crânios e a força muscular geral, assim as estimativas ficam entre 16,5 até 23 toneladas, muito embora a maioria dos especialistas, apontam entre 15 a 18 toneladas de potência.

Com uma mordida destas, o T.rex poderia facilmente detonar qualquer rival, mesmo que fosse o gigante poderoso do Sul, o Giganotossauro talvez fosse mais resistente, mas com toda certeza, ele não era mais forte e poderoso do que o T.rex, e isto não é especulação ou opinião, é fato, embasado por ossos e estudo dos hábitos.

Nesta foto, dos crânios de ambos, está exatamente mostrado em branco, os fragmentos encontrados do segundo espécime de Giganotossauro, e maior. Comparado ao Holótipo do Giga, o Fóssil ao qual me refiro na primeira figura da postagem, é que estão sustentadas e embasadas todas as estimativas de tamanho do animal, incluindo as que superariam o tamanho do T.rex. Para vocês verem que as vezes, apenas alguns ossos e fragmentos fósseis, podem ajudar a atrapalhar a história e imagem do T.rex, que durante 93 anos, reinou absoluto, sem rivais em tamanho, e ainda, sem comparações notoriamente exageradas.

Imagine assim, não é porque um indivíduo, um ser humano, possui mãos maiores, ou braços mais longos, que, numa luta, ele sairia vencedor. Assim como não é porque ele fosse mais alto, ou mais pesado, ele tivesse vantagem. O que importa numa luta, além da inteligência e capacidade de improvisar, com toda certeza, são os instintos e, com toda certeza, a força, que como sabemos, não precisa estar aliada ao tamanho.

Tigres são mais compridos do que leões, possui também pernas mais fortes. Porém, os leões possuem garras mais fortes, dentes mais resistentes, além de uma mandíbula mais potente. Não que ambos se enfrentem, mas se se enfrentassem, provavelmente o tigre seria o Giganotossauro, ou seja, grande, forte, pesado e robusto, mas o leão, que seria o T.rex, é mais forte, tem mandíbula mais potente, mesmo sendo mais leve.

Força Geral:
O T.rex, com muito mais músculos e ossos mais grossos, era mais forte, musculoso e rápido.

O Giga talvez fosse mais pesado, mas bem mais lento e não tão potente. Ainda sim, provavelmente um dos mais poderosos animais que o mundo já viu.

Se fossemos imaginar um animal que poderia ser rival do T.rex nos games, ou até no cinema, ele teria que ser apenas o Giganotossauro.

Evidente é que em jogos como Dino Crisis 2, infelizmente, na tentativa de destronar o Rei, foi colocado um Giga com mais de 20 metros de comprimento por mais de 7 m de altura e sabe-se lá o peso, capaz de segurar um T.rex de pelo menos 8 toneladas com a boca, o que, seguramente, jamais aconteceria, dado ao tamanho do Giga, que mal chegava aos 15m e ao fato do T.rex ser mais poderoso que ele. Mas, como sempre digo, filmes e jogos são interessantes e divertidos, até intrigantes, mas com toda certeza, não são ciência, pois se o fossem, com toda certeza os cientistas seriam grandes cineastas, vocês também não acham?

Ambos, eram sem dúvidas animais magníficos, verdadeiros monstros poderosos e impressionantes.

Tamanho:
O T.rex e o Giga eram praticamente iguais em comprimento, tinham o mesmo porte.

Mas o T.rex era mesmo, mais alto, em acordo com o comprimento dos ossos da tíbia e do fêmur, enquanto o Giga era um pouquinho mais pesado.

Bom, então é isso, depois eu volto com o capítulo final desta surpreendente batalha que o mundo jamais permitiu que ocorresse, até lá...

12 comentários:

  1. Cara existe esse estudo das "20 tons"?
    olha acredito em vc...mas POR FAVOR me de o estudo. ;D

    ResponderExcluir
  2. Olha, o artigo está publicado na Live Science, e aqui está o link: http://www.livescience.com/1557-rex-secret-weapon-discovered.html

    Porém, está em inglês.

    De qualquer forma, no texto ele cita 200.000 newtons.

    Não sei se vc sabe, mas para calcular Newtons, uma unidade de medida da Física, é necessário medir a aceleração x a massa/peso, para se chegar até a força, que é a unidade de medida de Newtons.

    Logo, a aceleração se entende neste caso específico pela força da gravidade, já que não estamos considerando a velocidade do T.rex, e sim, sua força.

    A aceleração da gravidade, é de 9,8 metros/segundo, arredondando para 10 m/s.

    Para saber qual o peso, em kg ou tonelada, basta fazer o inverso, dividir os 200 mil newtons por 10(que é a força gravitacional) e vc encontra, exatamente 20.000 kg, ou, 20 toneladas.

    Eu tinha uns estudos anteriores, que mostravam entre 15 e 18 toneladas. Mas preciso procurar, faz tempos que não os encontro.

    Mas as 20 tons estão aí...Abraço

    ResponderExcluir
  3. Ali também diz que o T.rex era capaz de levantar um caminhão-reboque, aqueles de guincho, e ainda, que suas mandíbulas, mesmo quando jovem, eram mais potentes, e seus músculos superiores aos de um Carcharodontosaurus totalmente crescido/adulto.

    Aliás, hj mesmo estava dando uma aprofundada no assunto. Descobri mais dois T.rex que são maiores do que Sue: MOR009 e UCMP 137538.

    Também vale lembrar que lá fora, nos EUA, a maioria das pessoas reclamam do Tamanho exagerado de Giga e Espino, e afirmam, tendo em vista os milhares de sites que tratam sobre todos estes assuntos, que o T.rex já teve seu tamanho, força e ferocidade reabilitados.

    O único problema é trazer isso para a mentalidade atrasada do Brasileiro.

    Vc sabia que o C-rex, o T.rex que É maior que Sue, foi finalmente estudado e os estudos mostram que ele era mesmo 10% maior que Sue.

    Fique ligado, estou preparando um Post especial sobre as novas realidades do Rei...até lá

    ResponderExcluir
  4. Valeu...acho que filmes como JP3 contribuiu para o "mal" do t.rex,ou seja,depois daquele filme algumas pessoas acham que o espino(por exemplo) é mais forte que o t.rex...MAS ESSAS PESSOAS NÃO SABEM DE NADA.

    ResponderExcluir
  5. mentiraaaaaaaaa!!!!! 20 tons uma ova é 5 tons do giga era de 2,5 tons e do Carcha era de 3 tons,isso q estou dizendo e pra seus bems para ñ e iludirem tanto por Q pelo q vi no HISTORY ae DISCOVERY a mordida do T-rex ñ passava das 5tons e tbm é claro NAT GEO ,mais tirando isso esta praticamente tudo certo menos o tamanho.O t-rex media em torno de 12-14 metros de comprimento e 5,5 de altura equanto o giga tinha em torno dos 13-15 metros de comprimento e 4,90 de altura e peso T-rex media em torno de massa umas 6 ou 7 tons enquanto Giga pesava em torno dos 8 tons sem querer tirar.20 tons é do megalodon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas se você levar em consideração o estudo, aí esta, o Site Live Science.

      Só tem um problema quando ao peso do T.rex.
      "Sue", o fóssil mais completo, ao contrário do que se pensava, era na realidade 30% mais pesado, atingindo entre 9.1 a 9.2 toneladas, certamente mais pesada do que um Giga.

      E mais uma coisa, se você reparar bem no meu post, se você ler atentamente, verá que NÃO SÃO MINHA OPINIÃO, MAS SIM, ME BASEIO EM SITES E OPINIÕES DE ESPECIALISTAS, QUE ESTUDARAM E GARANTEM QUE OCORRERAM ERROS QUANTO AS ESTIMATIVAS DO PESO E TAMANHO DO GIGANOTOSSAURO, ONDE ELE SERIA TÃO PESADO QUANTO UM T.REX OU ATÉ MAIS, MAS ALGUNS T.REX PODERIA EXCEDER O PESO DELES.

      LEMBRANDO, NOVAMENTE, PELA MILÉSIMA VEZ, QUE O FÓSSIL DO HOLÓTIPO DO GIGA TEM SÓ 12.2 METROS, E NÃO 13 COMO DIZEM, E QUE O TAMANHO DO SEGUNDO ESPÉCIME É ESTIMADO EM 13.7 METROS, MAIS OU MENOS. E APESAR DE TER O FÊMUR UM POUCO MAIS LONGO, POSSUI OS OSSOS DA FÍBULA E TÍBIA, MENORES, TENDO UMA ALTURA GERAL, UM POUCO MENOR DO QUE O T.REX. FATO. NÓS TEMOS MUITOS FÓSSEIS DE T.REX COM MAIS DE 12.5 METROS, MAS NENHUM FÓSSIL DE GIGANOTOSSAURO QUE EXCEDA TAL MEDIDA. OUTRO FATO.

      Excluir
  6. T-rex e Amphicoelias lutando no mesmo período!O amphicoelias viveu no jurássico tardio junto com stegosaurus, allosaurus, ceratosaurus e brachiosaurus, e não no cretáceo tardio com o tyrannosaurus e triceratops.PELO AMOR DE DEUS que merda foi essa q você escreveu!

    ResponderExcluir
  7. O saurópode que o T-rex caçava era o alamosaurus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente.

      E eu, como SER HUMANO, me reservo ao direito de ERRAR...algo que certamente você não deve ter feito nunca, não é mesmo???

      Excluir
  8. espero q vc volte a postar logo,cara pq eu sou muito fã seu....estou até com saudade...rs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, os novos posts estão ai... é só dar uma olhada :D

      Excluir