Terras Jurassicas

Terras Jurassicas
Quando Eles Mandavam

12 de fevereiro de 2012

Deltadromeus: Feroz, Veloz e Perigoso


Deltadromeo

O feroz e sanguinário Deltadromeo. 
O Deltadromeus cujo nome significa corredor ágil do Delta, era um terópode, carnívoro, veloz, e provavelmente, extremamente feroz.

Deltadromeus agilis: Um veloz e feroz dino carnívoro.


Fato é que apenas 50% de seu esqueleto fora encontrado e nada do crânio, o qual foi baseado na espécie mais semelhante, que seria, talvez, o Megalosaurus.

Mesmo assim, tal fato não impediu de que a imagem do tal carnívoro sanguinário fosse detalhada, imaginada e montada. E o que se descobriu foi um carnívoro de porte médio, extremamente leve, provavelmente bem feroz, e, com toda certeza baseada em sua anatomia, um animal muito, muito rápido para seu tamanho.

Comparação de Tamanho entre Delta e um homem.

Tinha o corpo estreito, compacto, ágil e forte, era "desenhado", ideal para correr mais do que suas presas, sempre em alta velocidade. Tinha membros longos, dotados de poderosíssimas garras para destruir a presa, rasgando-lhe a pele e a carne.

O impressionante é que provavelmente seu crânio e suas garras ficassem ainda mais letais, pois ao correr em alta velocidade, com um corpo forte(apesar de pouco robusto), junto com a velocidade, sobre a presa, provavelmente, acabava matando-a quase que instanteneamente, como os falcões-peregrinos, animais mais rápidos do mundo de hoje, afinal, se imaginarmos um animal de mais de 9 metros, correndo em uma velocidade muito alta para seu tamanho, com seus dentes e garras terríveis, aliados a sua leveza corporal, podemos imaginar um animal muito feroz e bastante perigoso, porém, se analisarmos que tais animais não deveriam viver sozinhos, mas talvez em bandos, seu grau de letalidade atingiria níveis incríveis.

Possível anatomia óssea do Deltadromeus.

Se a sua base da espécie mais próxima estiver correta, possuia dentes grandes, que com a alta velocidade, trucidavam a presa, e talvez até pudessem perder, ocasionalmente, alguns desses dentes, assim como ocorria com o Indosuchus ou mesmo o T.rex, mas que nasceriam de novo, mais fortes e resistentes.

Tinha uma cabeça média, relativamente frágil, mas resistente o suficiente para suportar seu feroz e veloz ataque.  Por tais motivos, é visto como um predador letal, um carnívoro sanguinário e cruel.

Esse dinossauro foi uma das mais magníficas máquinas de matar de todos os tempos, e com certeza um dos mais ferozes animais que algum dia aterrorizaram o planeta Terra.

Um grande perigo para o Delta: Carcharodontosaurus.
Existiam, talvez, dois grandes problemas para um Deltadromeus, isto, numa paisagem de cerca de 90 milhões de anos atrás, pois estes dividiam seu domínio com dois dos maiores, mais poderosos e perigosos dinossauros carnívoros de todos: o terrível Carcharodontosaurus e o misterioso Spinosaurus.

Imagina-se que sua velocidade faria com que fosse perigoso e cruel, mas fato é que, ao se deparar com um dos dois gigantes, realmente mais fortes e perigosos do que um Deltadromeo, preferissem fugir e escapar com  vida, pensando que seu forte era a velocidade e agilidade, do que enfrentar numa batalha corpo a corpo, contra dois dos maiores e mais poderosos animais que já caminharam no planeta.  Por isso, talvez mesmo um Deltadromeo grande, talvez preferisse não enfrentar um confronto contra qualquer dos dois.

DADOS DA FERA:
Nome: Deltadromeo
Nome Científico: Deltadromeus agilis
Significado: Corredor Ágil do Delta
Tamanho: 10metros de comprimento, por 3metros de altura e peso em apenas 2 toneladas.
Época: Cretáceo, na África
Fatos: Provavelmente um dos mais ferozes animais que já passaram pela face da Terra. Sem dúvida que eram muito leves para o tamanho. Era, assim, bem poderoso, grande e veloz, apesar de não serem tão maciços ou robustos.

2 comentários: