Terras Jurassicas

Terras Jurassicas
Quando Eles Mandavam

Terras Jurássicas no seu idioma

O Que você gostaria de ver no Jurassic World Fallen Kingdom?

Se você pudesse voltar no tempo, para que período voltaria?

Qual Dino Duelo querem ver por aqui:

20 de dezembro de 2009

MOR 008: O Maior Crânio Completo de T.rex do Mundo !

Hoje vou falar brevemente deste crânio da imagem acima: O Maior Crânio de T.rex do Mundo. Até alguns anos atrás, era comum encontrarmos em livros e enciclopédias , que o T-rex possuía um crânio de cerca de 1.2o metros a, no máximo, 1.40 metros de comprimento, o que indicaria, pelas analises craniais, que os T-rex atingiam um comprimento total de cerca de 11 a 13 metros de comprimento.
No entanto, este crânio acima, conhecido como MOR 008, fora encontrado em 1965, em Montana. Mas, ocorre que apenas em 2006(mais precisamente em 9 de abril de 2006), Jack Horner, o grande herói e vilão da paleontologia(para os fãs do T-rex, pelo menos), apresentou-o ao mundo, após anos de estudo minuncioso sobre ele.
O mais interessante é que MOR 008 pesa mais de 270 kg e tem ao redor de 1.53 metros de comprimento, apresentando dentes poderosos e grandes, de mais de 20 cm. O animal completo, teria entre 14.1 e 14.7 metros de comprimento, pesaria provavelmente 8 ou 9 toneladas e teria cerca de 6 metros de altura, sendo um dos maiores Tyrannosaurus rex do mundo, porém não um fóssil completo.
Apesar de imenso, existem pelos menos 2 crânios incompletos que são maiores, passando, se fossem completos, de 1.70 metros.
Se vocês prestarem bem atenção na foto, verão que se trata do T-rex do filme "Uma Noite no Museu".

5 comentários:

  1. O T-rex chegava à aproximadamente 12 ou 13 metros de comprimento. Tinha braços curtos, sua mandíbula era muito forte.Algumas pessoas acreditam que o T-rex tinha medo do Argentinossauro, o maior dinossauro do mundo. Alguns cientistas acreditam que o T-rex era canibal. O significado da palavra Tiranossauro Rex é largato tirano. O formato dele era de lagarto e é um dos dinossauros mais famosos do mundo. Viveu no final do período crétacio, bem na época em que os dinossauros morreram, há mais de 65 milhões de anos atrás.
    Felipe Henrique - 08 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem...concordo em parte.

      Ao que tudo indica o Sismossauro (ou "Seismosaurus hallorum") é tido como o mais comprido dos dinossauros, provavelmente ultrapassando os 50 metros de comprimento, superando o Argentinosaurus neste quesito.

      Porém, não existem uma quantia tão conhecida de fósseis de Sismossauro para se garantir seu tamanho exato, embora o Blog Terra Jurássicas seja da opinião de que ele era sim o mais longo dos dinossauros, e sem dúvida, um dos maiores animais que já existiram.

      Mas, para ser o maior, tem de ser o mais alto, mais comprido e pesado, tudo ao mesmo tempo. Os indícios apontam para o Sismossauro como sendo menos robusto e pesado do que outros, como o próprio Argentinosaurus.

      Excluir
    2. O único problema é que o Argentinosaurus vivia na América do Sul, na mesma época que o poderoso Giganotosaurus habitava ali, sendo que o T.rex surgiu muitos milhões de anos mais tarde, em locais diversos, no caso, a América do Norte (Não consideramos a Ásia, já que o Tarbosaurus é uma espécie diferente, apesar de muito semelhante).

      Excluir
  2. Muitas pessoas se perguntam:
    Quando o t-rex surgiu?
    O T-rex surgiu quando um dinossauro do início do período jurássico, parecido com o dilofossauro com três metros de comprimento evoluiu para o alossauro no final do período jurássico. E quando chegou no período cretáceo, dinossauros da família dos tinossaurídeos surgiram e no final do período cretáceo, várias espécies de tinossaurídeos evoluíram para o famoso T-Rex.
    Felipe - 08 anos

    ResponderExcluir