Terras Jurassicas

Terras Jurassicas
Quando Eles Mandavam

17 de janeiro de 2011

C-rex: Maior do que "Sue" e "Samsão"?

Conheça C-rex, um dos maiores T.rex do mundo!



Vou fazer um rápido post sobre o fóssil de T.rex que há muito vem causando controvérsia: MOR1126, também conhecido como C-rex.

Encontrado no verão americano de 2001, pelo mundialmente famoso paleontólogo, caçador de fósseis, descobridor do Maisaurus, curador do Museum of Rocks em Montana, nos EUA, John "Jack" Horner, este seria o maior espécime de T.rex já encontrado, sem dúvidas, descréditos ou mesmo sem qualquer obstáculo.

Encontrado junto de outros animais, ou seja, mais uma evidência de que o T.rexes viviam em bandos, C-rex era sem dúvida o maior dentre todos eles.

As estimativas iniciais apontavam um animal de pouco mais de 13 metros de comprimento, no mesmo patamar de "Sue", menor portanto, que Samsão, o Z-rex, de pelo menos 13.2 metros.

Mas quando começaram a aparecer, os fósseis mostraram um animal, pelo menos 5% maior do que "Samsão" e 10% maior que "Sue", atingindo entre 14.1 a 14.5 metros de comprimento.

Porém, até hoje nenhum outro Museu do mundo todo pode averiguar o fóssil de maneira mais profunda e detalhada, pois tais estudos não foram permitidos pelo Museum of Rocks, o Museu das Rochas, situado em Montana, EUA.

Comparação de tamanho entre "Sue" e "C-rex".

Mesmo assim, já se encontra registrado em muitos sites conceituados sobre o assunto, que o fóssil é aceito, e que tem entre 46 a 48 pés, ou seja, entre 14 a 14.5 metros, mais de 6 metros de altura, mas o peso não seria tão alto, algo em torno das 8.5 toneladas.

Acima, uma ilustração que mostra mais ou menos como seria o tamanho do Tyrannosaurus rex, considerando o tamanho mínimo de C-rex.

Por enquanto esse é o tamanho estimado aceito para a espécie Tyrannosaurus rex, muito embora existam pelos menos 2 ou 3 fósseis que excedem o tamanho de C-rex.
C-rex com seu descobridor, o super-paleontólogo Jack Horner.

Um comentário:

  1. muito legal seu blog,meu favorito é o velociraptor,abraço,arthur

    ResponderExcluir