Terras Jurassicas

Terras Jurassicas
Quando Eles Mandavam

Terras Jurássicas no seu idioma

O Que você gostaria de ver no Jurassic World Fallen Kingdom?

Se você pudesse voltar no tempo, para que período voltaria?

Qual Dino Duelo querem ver por aqui:

16 de janeiro de 2011

Os Mitos que Cercam os Maiores Carnívoros

Quatro Gigantes: Tarbosaurus, Saurophaganax, Mapusaurus e Tyrannotitan


Hoje eu vou finalizar a série de postagens sobre os mitos de tamanhos e a realidade de alguns dos maiores carnívoros.

Após as três estrelas principais, T.rex, Giga e Carcha, agora vou dividir esse post entre quatro outros dinos, são eles: Tarbosaurus, Saurophaganax, Mapusaurus e Tyrannotitan.

Não abordarei nada sobre o Spinosaurus, apesar dele ser mesmo um dos maiores carnívoros por um simples motivo: já falei sobre os mitos que cercam o seu tamanho no post do próprio Spino.

E mais, em breve, ainda essa semana, o super post especial: Quem é o Rei? Tyrannosaurus x Giganotosaurus. Aguardem, será imperdível!!!



Tarbossauro: Um dos Maiores Tiranos

O Tarbosaurus foi encontrado em 1955, na Mongólia e na China, mas muito pouco sobre ele fora estudado na época. Apenas em 1975, ou seja, duas décadas depois é que ele começou a ser realmente descrito.

O problema que apareceu foi o seguinte: Afinal, é ou não o Tarbosaurus uma nova espécie de T.rex?

A realidade é que após estudos mais detalhados, fora constatado que, apesar da semelhança extrema e assustadora, ele tinha algumas particularidades que o T.rex não tinha, como mandíbulas menores, cabeça maior, braços menores, ossos da tíbia mais compridos, era mais leve, provavelmente mais rápido e de maneira geral, era menor.

Também possuía menos dentes que o T.rex, eram 27 contra 60 dentes do Rei.

Assim, então o Tyrannosaurus baatar passou a ser o Tarbosaurus baatar. Mas a questão não se encerrou por aí. Muitoa acreditavam mesmo que ele poderia ter sido tão grande ou até maior do que o T.rex.

Com o achado de fósseis mais completos, ele foi descrito como tendo cerca de 2 metros de comprimento e 2 toneladas a menos que o colossal T.rex.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Saurophaganax: Allosaurus enorme ou o Novo Rei do Jurássico?
Se você gosta muito de dinossauros provavelmente já escutou um desses três nomes: Alossauro, Epanterias ou Saurophaganax, estou certo? Sem dúvidas que o Alossauro é muito mais famoso, mas sabe o que é que ele tem a ver com esses dois dinos? Simplesmente...tudo

Desde que o Allosaurus fora descoberto, ele já era enorme, considerado com um comprimento de cerca de 9 a 9.5 metros de comprimento, patamar próximo ao do Megalosaurus.

Desde de então, mais de 60 fósseis foram escavados, mas nenhum Allosaurus era realmente tão grande quando comparados com espécimes como o T.rex, por exemplo. Assim, seu nome, que era Alosaurus maximus, foi considerado para os maiores espécimes, e considerado portanto uma espécie diferente de Allossauro quando comparado com outros menores, que seriam os Allosaurus fragilis.

Portanto, teríamos duas espécies então: O maximus sendo maior e mais pesado que o fragilis.

Enquanto o Allosaurus maximus passava dos 10 metros de comprimento, talvez 11 ou até 12 metros, e peso em até 4 toneladas, o A.fragilis era pequeno, com algo em torno de 6 a 9 metros de comprimento por apenas 1.5 tonelada de peso.

Porém, o A.maximus só eram conhecidos por alguns fragmentos, enquanto o A.fragilis era amplamente conhecido.

Mas em 1996/7, fora encontrado o Epanterias amplexus, um enorme carnívoro, que apesar de apresentar óssos pequenos e leves, poderia atingir um tamanho de 14 metros de comprimento, o que rivalizaria com gigantes como T.rex ou Giga.

Foi então que, com estudos e análises mais profundas, constatou-se que tais ossos eram senão de um Allosaurus maximus, de algo extremamente parecido, igualmente poderoso, porém, ainda maior, o que o tornaria o maior dinossauro carnívoro do Jurássico, título pertencente ao Allosaurus.

Porém, até hoje nenhuma evidência fora encontrada alegando tal fato, que o Epanterias seria mesmo outro animal, e que seria ainda maior. Mesmo assim, o nome da espécie permanece. Alguns especialistas dizem que eram animais muito semelhantes, como Giganotossauro e Mapussauro, parentes próximos, mas que o Allosaurus seria mais feroz e veloz.

Depois de algum tempo, surgem novos fósseis. Mas estes eram bem mais grossos, e deveriam pertencer a um enorme predador, maior do que o Epanterias, bem maior que qualquer Allosaurus e talvez, do tamanho de um T.rex. E esse predador foi chamado Saurophaganax...maximus. Isso mesmo, o nome do Allosaurus. Mas e agora?

Durante anos, os três foram separados em Genus diferentes, mas pertencentes a mesma família, a Allosauridea. E assim permaneceu por muito tempo, o Allosaurus não era o maior, mas sim o mais feroz do Jurássico, pois ao seu lado estavam na batalha pela sobrevivência Epanterias e o poderosíssimo Saurophaganax.

Após novos estudos, alguns cientistas ainda crêem na validade das três espécies diferentes, enquanto outros os classificam como sendo o mesmo animal.

Foi determinado o seguinte: Existem três tipos de Allosaurus, a menor espécie, o A.fragilis, com 9 metros de comprimento e peso em até 2 toneladas, a espécie mediana, A.amplexus, com 13 metros de comprimento e 4 toneladas, e a maior, o A.maximus, com até 15 metros de comprimento, por 6, talvez 7 toneladas. Muito não?...Mas é verdade.

Assim, muitos chamam o espécime em questão Allosaurus maximus, enquanto outros Saurophaganax maximus, mas no final das contas, são o mesmo animal.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mapussauro: O Maior Carcharodontossaurídeo?
Há alguns anos atrás, mais precisamente em 2006, foi encontrado o Mapusaurus rosae, o Réptil da Terra, na Argentina. Na hora em que foi desenterrado, logo pode-se constatar que era sem dúvida um dos maiores carnívoros do mundo, pois excedia os 11 metros de comprimento.

Foram encontrados 8 indivíduos, alguns filhotes, outros subadultos/adolescentes, e dois maiores, provavelmente macho e fêmea, no caso, os pais.

É raro encontrar um carnívoro, pois existiam 30 espécies de herbívoro para cada uma de carnívoro. Encontrar oito animais de uma vez, então, é raríssimo. Agora encontrar uma família, isso é realmente fantástico.

Assim, foi fácil de perceber os hábitos e estilo de vida desse carnívoro, pois logo pode-se notar que viviam em bandos, que na verdade mais pareciam famílias grandes. O mais impressionante era a semelhança do Mapussauro com o Giganotossauro, tanto em porte físico quanto em forma da ossada. Para se ter uma idéia, eles eram ainda mais parecidos do que o Giga e o Carcha.

Outro ponto interessante foi constatado então: O animal não só é muito parecido com o Giganotossauro, como também coexistia com o próprio Giga nos mesmos locais, e na mesma época.

Quando foi encontrado, pensava-se tratar de novas ossadas de Giganotossauro, mas logo se percebeu que o animal recém-descoberto era, na verdade, mais leve e um pouco menor.
Seus osso eram mais finos e mais leves, apesar de igualmente grandes.

Os maiores animais poderiam até mesmo exceder os 12.5 metros de comprimento por 7 toneladas de peso. Porém, pouquíssimos especialistas, paleontólogos e cientistas acreditam que isso acontecesse. O animal provavelmente teria mesmo 12.5 metros de comprimento. O seu holótipo, ou seja, um espécime em questão que é usado em consideração como o tamanho comum de cada espécie, é bem grande, chegando perto dos 12.2 metros de comprimento.

Mas alguns creditam ao Mapussauro um tamanho de até ou mais do que 15 metros, o que seria um tanto quanto inconcebível, pois o Giganotossauro, seu parente mais próximo, mal chega a este patamar. Portanto hoje em dia ele é considerado um conterrâneo do Giga, igualmente grande, mas muito menos poderoso, sendo portanto, mais ágil. Pouco se sabe sobre sua inteligência.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tyrannotitan: O Monstro Mais Poderoso do Mundo? O Maior Carnívoro? Ou Mais um Exagero?
Agora vamos passar ao monstruoso Tyrannotitan. Quando fora encontrado, em 2002, falava-se sobre um novo carnívoro que deixaria o T.rex e o Giganotossauro com vergonha, e realmente muito pequenos. Esse novo animal, encontrado também na Argentina, seria o maior e talvez, o mais feroz de todos os carnívoros, perdendo em força, apenas para o T.rex, e superando até mesmo o Giganotossauro.

Até agora, pouco se sabe, realmente sobre seu enorme tamanho, ou não. Alguns acreditam que media cerca de 13.5 metros de comprimento, 5 a 6 metros de altura e peso em até 9 toneladas.

Mas isso apenas empataria com os dois maiores, T.rex e Giga. Esse animal é extremamente diferente e modificado, pois possui características exclusivas dos Tyrannosaurus, mas também apresenta carcterísticas que apenas os Giganotosaurus e Carcharodontosaurus possuem.

Por esse motivo, que muitos tem certeza que este monstro poderoso seria o elo perdido e primitivo ente os dois maiores e mais poderosos carnívoros que o mundo já conheceu. Seus dentes são os únicos, além dos do Tarbosaurus, que se aproximam em tamanho, mas não em força, deixo isso bem claro, dos do T.rex, mediam quase 18 cm. E além disso, suas pontas eram dividas em duas pequenas e menores pontas, sendo ainda mais afiadas.

Existem poucos fósseis e poucas evidências de como seria o animal que deu origem ao Rei, e ao seu maior rival, em termos de tamanho pelo menos. Ele talvez fosse bem mais lento e pesado, uma evolução do Allosaurus maximus, muito menos inteligente que o T.rex, com mãos parecidas com as do Giga, além dos braços também. Sua cauda seria bem longa e grossa, o que faria dele o mais comprido carnívoro.

Seu crânio tinha formas muito parecidas com as do T.rex, mas assemelham-se também com o dos Giganotosauros, sua mordida talvez fosse mesmo mais potente que a do Giga. Seu nome é uma homenagem ao T.rex, ao fato de serem semelhantes, em forma e porte.

Se for comprovado o tamanho que creditam a ele, mas que até agora, é apenas estimado, atingindo de 12.5 a 15.8 metros de comprimento por 7.5 metros de altura e mais de 12 toneladas, o Tyrannotitan seria sem qualquer sombra de dúvidas, o maior, mais pesado e mais feroz dos carnívoros, e também o mais primitivo animal carnívoro gigante do período Cretáceo. Não é atoa que seu nome significa "Titã Tirano".

Assim concluo os posts sobre os Mitos e Realidades sobre os Maiores Carnívoros do Mundo.

Em breve, a maior batalha que o Mundo jamais viu ou sequer imaginou: T.rex x Giga, quem vencera? Quem sera mesmo o Rei dos Dinos? Até mais...

Um comentário: