Terras Jurassicas

Terras Jurassicas
Quando Eles Mandavam

8 de janeiro de 2011

A Realidade sobre o Giganotossauro: Monstro Gigante ou Superestimado?






Terópodes Gigantes: Mito ou Realidade?
Hoje eu vou falar sobre os mitos do tamanho e a verdade sobre o Giganotossauro, o “maior carnívoro”.
A Descoberta: Um Novo Rei?
Desde que fora descoberto, em 1995, na Argentina, os paleontólogos responsáveis diziam que o Giganotossauro era maior do que o T.rex, sendo assim, o maior dinossauro carnívoro já encontrado.
Superestimados?
Alguns dizem que atinge os mais de 15 metros de comprimento, chegando aos 16 metros, por 7 ou 8 metros de altura e 10 a 13 toneladas de peso. Exagero? Não, não imagina...
Até aí tudo bem, porém o que quase NUNCA foi dito foi o seguinte: 1º - O esqueleto mais completo já encontrado de um Giganotossauro, sempre foi apresentado como tendo 13 metros de comprimento, assim como o T.rex “Sue”; 2º - Havia apenas um problema, os fósseis usados para a comparação foram os do fêmur dos dois animais, e o do holótipo do Giganotossauro era, realmente, cinco centímetros mais longo. Mas... E daí?
Erros de Cálculos e nas Comparações nas Novas Descobertas: O Monstro Encolheu
Daí que os espertalhões se esqueceram de comparar os ossos da tíbia, aqueles que sustentam o corpo todo são preenchidos pelas panturrilhas. Aí que está a novidade: esses ossos da tíbia são menores no Giganotossauro. OPA! Temos uma farsa aqui? Não exatamente, apenas alguns especialistas um tanto quanto exagerados, loucos por fama e para destronar o rei máximo dos dinossauros o T.rex.
Recentemente fora constatado também, que o Giganotossauro tinha ossos mais finos e mais frágeis do que os do Tiranossauro, diferentemente do que fora pensado anteriormente, pois se pensava que fosse bem mais pesado do que o rei.
No entanto, isso simplesmente indica o seguinte: O Giganotossauro era mais baixo e mais leve do que o T.rex, mas possivelmente, assim como acontece com o Espinossauro, eu disse possivelmente, era mais longo.
Voltando a falar dos fósseis do Giga: Eles têm na realidade 12.2 metros de comprimento, bem menores do que “Sue”.
Um segundo espécime encontrado, quando falo encontrado, entenda apenas fragmentos do crânio, seria 8 a 10% maior do que o holótipo de Giganotossauro, o que faria o tamanho da espécie variar de 12.2 a 13.4 metros de comprimento, tendo o peso em sete toneladas, ao invés de 10 toneladas. Já a altura do animal, como dito acima, era inferior a do Tiranossauro, alcançando entre 4 a 5 metros de altura. Isto se deve ao fato do T.rex andar com a cabeça levantada, enquanto o Giga andaria com a mesma reta e mais abaixada.
Fato igual ocorreu com o Argentinossauro, o ‘maior dinossauro’, um saurópode que se dizia passar dos 40 metros e 100 toneladas. Hoje, se sabe que o dito cujo mal chegava aos 35 metros e com toda certeza, não é o maior de todos os dinossauros, título disputado entre o Sismossauro e o Amphicoelias, ambos ultrapassando os 50 metros.
Giganotossauro x Tiranossauro: Quem, afinal, é o rei?
Voltando ao assunto do Giganotossauro, em comparação com o UCMP118742, o qual falei na postagem anterior, trata-se de um Tiranossauro de apenas 16 anos de idade. Mesmo assim, suas estimativas estão na casa dos 15 metros de comprimento. Se levarmos em consideração que o T.rex crescia até os dezoito, talvez dezenove anos, esse magnífico animal passaria dos 16 metros de comprimentos e mais de 10 toneladas.
O que se pode realmente atestar atualmente são duas coisas: primeiro, que certamente os Giganotossauros não eram tão enormes quanto se imaginava e, segundo, que todo carnossauro grande quando é encontrado é maior do que o Tiranossauro.
Daí, até que se prove e comprove que tal fato não passa de embuste recheado de mentiras ou factóides duvidosos, a imagem do mais famoso dinossauro segue sendo arranhada.
De qualquer maneira, as coisas são assim mesmo.
Fato é que ambos, Tiranossauro e Giganotossauro possuem porte semelhante, sendo o T.rex mais forte e mais alto, com dentes maiores e mais poderosos e com toda certeza, com uma mordida muito superior em potência a do Giganotossauro.
Em breve, falarei mais de ambos, na batalha fictícia: T.rex x Giga, quem é o verdadeiro rei?
Voltarei também em breve com duas matérias de dinossauros, uma falando do Giganotossauro, seu tamanho, fatos, estilo de vida, caça e também um super post especial daquele que ainda é, para a inveja e a ira dos detratores, o maior e mais famoso carnívoro que a humanidade teve o prazer de descobrir. Dá-lhe Barnum Brown.
Se caso você duvidar de alguma dessas teses, procure na internet, UCMP118742, faça isso e você poderá confirmar a realidade como ela é e como era, de fato.

8 comentários:

  1. o gigantossauro viveu no periodo cretaceo.
    era um predador imenso,muitos acreditam que ele era verde;com tres garras em coda mão,tinha brasos longos.
    mas o espinossauro um dinossauro carnivoro era mair que o gigantossauro,chagava a 19 metros de comprimento.
    augus cientistas falam que o t-rex e o segundo maior dinossauro carnivoro, mas isso e mentira,o segundo mair dinossauro e o gigantossauro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpe mais o giganotossauro não tinha 19 metros de comprimento nem o espinossauro tem isso,ele teria entre 12,5 metros de comprimento isso sim é o seu verdadeiro tamanho

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. eu entendo um pouco sobre dinossauros entao farei tipo uma tabela

    1-espinossauro(6 metro de altura com a vela)
    2-carcharodontossauro(6 metros de altura meu preferido)
    3-claro né o supremo e inesquecivel t-rex com 4 a 5 metros de altura

    ResponderExcluir
  4. Comprimento:
    Spinosaurus aegyptiacus(acho que esta escrito errado)-17m(provavelmente)
    Tyrannosaurus rex-15m
    Carcharodontosaurus Sharichus-14m

    Altura:
    Tyrannosaurus-5,5m(ou mais)
    Carcharodontosaurus-5,5m(ou mais)
    Spinosaurus-5,3m(ou mais)

    Peso:
    Giganotosaurus-9tons(apesar de algumas medidas não passarem de 5 toneladas)
    Tyrannosaurus-8tons(ou mais)
    Carcharodontosaurus-8tons

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, o T-rex, o Spino, o Giga e o Carcharodontosaurus certamente são os maiores e mais incríveis dinossauros carnívoros.

      Pena que não conhecemos tão à fundo tudo o que ainda deverá ser descoberto sobre eles. :D

      Até mais

      Excluir
  5. http://i.imgur.com/9JPlx.jpg

    olhem essa imagem..!!!mostra o UCMP118742 como uma nova descoberta e sua comparação de tamanho e peso com outros grandes Téropodes...!!!!

    T-rex..!!cara eu te amo,vc é muito inteligente pra vc é um profissional em dinos um verdadeiro expert, parabéns te desejo um timo futuro continue assim,vc sera um grande paleontólogo...!!!


    Sou seu Fã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apreço, hehehe, fico grato.

      Obrigado novamente. Eu já havia visto tal imagem.

      Estava preparando algo com ela. Mesmo assim, valeu :D

      Excluir