Terras Jurassicas

Terras Jurassicas
Quando Eles Mandavam

Terras Jurássicas no seu idioma

O Que você gostaria de ver no Jurassic World Fallen Kingdom?

Se você pudesse voltar no tempo, para que período voltaria?

Qual Dino Duelo querem ver por aqui:

17 de janeiro de 2018

Nomenclatura e Classificações: Equívocos, Erros e algumas Mudanças - Parte Final

Encerraremos a série sobre os Equivocos e dúvidas nas Taxonomias dos dinos tratando de dois casos bastante conhecidos: Triceratops x Torosaurus e Allosaurus e seus similares.

[CASO 7] Torosaurus x Triceratops: Um dos casos mais recentes e controversos

Passamos então ao Triceratops e tratando da "situação" em relação ao Torosaurus.

Você já cansou de ouvir falar que o Triceratops era grande, bastante pesado, quadrupede e possuía como principal característica o crânio, com dois enormes chifres pontudos e um terceiro, menor, na ponta do focinho/bico. Também sabe que se trata de um dos poucos que poderia por um T.rex para correr.

Ambos se tratam de animais muito parecidos, tão parecidos que atualmente se acredita que são sim o mesmo animal. O Torosaurus tem a fama de ter uma das maiores cabeças do reino dos dinossauros, chegando a medir cerca de 2.5 m de comprimento, bastante, ainda mais considerando os 8 m totais do animal.

Mas a discussão que surgiu nos últimos anos se trata da seguinte: Seria o Torosaurus um Triceratops maduro? Ou se você preferir, seria o Triceratops um Torosaurus jovem?

Crânios fossilizados de ambos animais em idades diferentes
Grande parte da comunidade cientifica pensa que são sim o mesmo animal, mas em diferentes estágios da vida, em diferentes idades e momentos da vida. Talvez o que leve a pensarem desta forma é a quantidade de fósseis de Triceratops jovens ou sub-adultos e a de Torosaurus já mais velhos, além da já mencionada aparência e forma muito próximas.

Desta forma, admitia-se que os Triceratops adultos poderiam passar de 9 metros de comprimento, pesar cerca de 10-12 toneladas por 3 m de altura. Mas aqui teríamos a probabilidade, por existirem, mas serem escassos os materiais fósseis de animais adultos e mais velhos. Tudo seria conjectura.

Já o Torosaurus apresenta uma maior quantidade de fósseis de animais mais maduros, com comprimento mais palpável de 8-9 m, altura de 2,5 m e peso de cerca de 7-8 toneladas, o que o colocaria como uma espécie menor.

Fóssil de Triceratops
Porém, nesta linha de raciocínio e reviravolta cientifica, falta de grande quantidade exemplares de idades exatamente opostas para ambos, poderia (ou não) apenas ensejar que a falta de material maduro do Triceratops coloca as estimativas muito próximas a de um Torosaurus adulto, seria algo conciliável, posto que tais estimativas de animais mais velhos batem quase em cima dos velhos Torosaurus.
Diferenças básicas nas "coroas": São ou  não o mesmo dino?

Talvez isso apenas signifique que são os mesmos animais e que as estimativas estariam um pouco equivocadas, puxando o Triceratops para algo ainda maior do que seria, só que com a probabilidade do Torosaurus ser o mesmo animal só que agora se comprovando que quando maduros seriam um pouco menores. E talvez, por acharem se tratar de dois diferentes animais, isso descontinuaria a validação de tamanho máximo estimado para o Triceratops, com a confirmação agora factual.

Mas a mudança seria tanta que até o crânio mudaria a ponto de ganhar as cavidades que nomeiam o Torosaurus?

Localização geográfica das suas espécies
Já observamos em outras postagens que para os Tyrannosaurus isso poderia acontecer, ou seja, a forma mudar um pouco, mas será que em casos como o do Triceratops chegariam a tanto?

Vale ressaltart que a grannde maioria acredita que ambos são dois animais diferentes, de dois genus diferentes (eu particularmente concordo), apesar de muito semelhantes. Outros continuam batendo na tecla e seguindo a teoria de que são o mesmo animal em estágios diferentes da vida.

Enquanto nada se confirma, a maioria pode ficar sossegada, pois o querido Triceratops está garantido, ou seja, mesmo que se confirme um dia que o Torosaurus nada mais é do que um Triceratops maduro, o nome Triceratops horridus é anterior, continuamente usado e, incomparavelmente, muito mais famoso, o que com toda certeza, seguindo as regras mais modernas da taxonomia, asseguraria o Triceratops como um "Nomen protectum", já que se enquadraria nas 3 regras.


O Poderoso Allosaurus: Predador feroz e temido até por saurópodes

[CASO 8] - Allosaurus x Epanterias x Saurophaganax: Quem é o Rei do Jurássico?

Vamos a um dos casos mais complicados: Afinal existem 3 espécies de Allosaurus (fragilis, amplexus e maximus) ou todos são dinossauros diferentes, mesmo que semelhantes?

Encontrado em 1877 por Marsh, o Allosaurus (AMNH 680) era um carnívoro de grande porte, se apresentando como um animal extremamente leve em proporção ao seu grande tamanho, e que, com toda certeza deveria apresentar um alto grau de ferocidade e força bruta. Além disso, com a achada de verdadeiras "famílias" quase completas desse monstro sanguinário, ficou mais do que comprovado que caçariam em bando, sendo capazes de abater os poderosos e enormes saurópodes que passeavam pela paisagem de mais de 150 milhões de anos atrás.

Porém, outro animal que teria sido encontrado por Edward D. Cope, mas em 1878, seria bastante parecido, podendo se tratar do mesmo gênero de carnossauro, só que fora nomeado Epanterias amplexus. 

Saurophaganax? Epanterias? Ou Allosaurus?

Houveram discussões que colocariam seu tamanho como algo ainda maior.

No começo dos anos 30 surgiram, na mesma formação onde o Allosaurus fora encontrado décadas antes, um animal ao redor de 10 a 13 metros, parecido com o Allosaurus, pesando por volta de 3 a 4 toneladas.

Restou nomeado Saurophagus maximus. Porém Saurophagus já era um nome usado desde quase 100 anos antes para uma espécie de pássado, portanto gerando um caso de "nomen nudum", caso em que o nome já está em uso e, neste caso, por um animal que nada tinha de relação com o Allosaurídeos imenso. Assim, o terópode parecia esquecido por um tempo.
Fóssil do Allosaurus em comparação com outros espécimes


De lá até os anos 90, o Epanterias fora mantido como sinônimo de Allossauro, o Allosaurus amplexus, portanto, mesmo genus mas espécie diferente.

Assim, o poderoso Leão do Jurássico teria sido ainda maior, mais pesado e poderoso, alcançando agora 12 metros de comprimento por 5 m de altura (antes teria no máximo 10m por 4m de altura). O peso, de 1,5 a 2 toneladas passaria a pelo menos 4 ton. Desta maneira, Allosaurus seria o nome mantido e válido, tendo sido descoberto com um ano de antecedência ao Epanterias e muitos anos antes do Suarophaganax, apenas apresentando animais um pouco maiores, onde alguns sugeriam até 13 metros por 5 toneladas.

Martelo batido e caso encerrado!

Não, ainda não.

Epanterias seria um grande Allosaurus ou outro dino?
Em 1994 o Epanterias fora recolocado no páreo e novamente separado como outro dinossauro, sendo vendido como maior até do que o Tyrannosaurus e Giganotosaurus (me lembro bem das revistas da época vendendo essa imagem do possível gigante ser o mais longo dos terópodes) e que naquele momento se estudava qual dos dois teria sido o maior dinossauro carnívoro a passar pelo planeta, onde o Epanterias teria atingido 15 metros de comprimento, enquanto os outros monstrengos chegariam a pouco mais de 14 metros no máximo. Mas se considerava o Allossaurídeo mais leve, primitivo e provavelmente mais ágil e veloz.

Finalmente em 1995, o "terópode esquecido" do espécime OMNH 1708 fora rebatizado como Saurophaganax maximus e reabilitado como espécie válida.
Mesmo gênero e diferentes espécies? Ou animais diferentes?


Naquele momento tinha-se a ideia de que o Saurophaganax seria maior do que o  Allosaurus, tal qual Epanterias, sendo também feroz e perigoso, medindo até 13 metros, desafiando o posto supremo de predador rei do Jurássico. Outros estudos diziam que ele teria por volta de até 14 metros no comprimento, sendo maior do que se imaginava (os fósseis sugerem algo entre 10.9 e 11 metros como mais palpáveis).

Depois disso, acabaram analisando os fósseis do Saurophaganax, chegaram a conclusão de que era um Allosaurus, só que maior, talvez de uma espécie diferente, ligeiramente diferente e um pouco mais massuda e longa, onde  alguns chegaram a batiza-lo como Allosaurus maximus. E assim, o Epanterias acabou "entrando no esquema" e sendo visto como outra espécie, mas todos pertencendo ao gênero Allosaurus.

No entando, nos últimos anos, as coisas ocilaram demais e as certezas viraram dúvidas.

No começo dos anos 2000 um estudo publicado sugeria que ambos se tratavam sim de animais iguais, após algumas descoberta nas Morrison Formation, local onde este tipo de animal tem seus fósseis encontrados comumente.

Logo depois, alguns poucos anos mais à frente (entre 2004-2005), houve uma nova revisão que serapou novamente os dois, Saurophaganax e Allosaurus. Assim, Saurophaganax seria sim maior e mais pesado do que o Allosaurus, porém formas bastante próximas.

Atualmente se compreende que o espécime referente ao Epanterias de 1878 (AMNH 5767 - que teria cerca de 12m e não mais 15, pois fósseis de um saurópode foram confundidos como pertencendo ao mesmo), como sendo apenas um indivíduo maior do Allosaurus. 

Nos idos de 2008 novos fósseis do Saurophaganax foram encontrados e, a partir deles, se imagina que surja alguma solução e se encerre o debate entre as espécies. Uma mudança que parece ter ocorrido foi a de que, pela analise prematura dos fósseis, o Epanterias seria na realidade não um Allosaurus enorme, mas sim, apenas outra ossada de Saurophaganax, o que mais uma vez deixaria a espécie confirmada como um dinossauro diferente do Allosaurus, mas com mais peculiaridades, sendo maior.

Atualmente se consideram os três como animais diferentes
Desta forma seria quase possível dizer que o Epanterias = Saurophaganax e ambos são diferentes do Allosaurus, que deixaria de ser o maior dinossauro carnívoro de seu período, já que os espécimes antes atribuídos ao mesmo como indivíduos maiores, eram na realidade, outro dino. Ressalto que o tamanho maior não significa que seriam mais ferozes, lugar que com certeza ainda pertence ao Allosaurus.

Enfim, tudo isso ainda pode sofrer mais uma reviravolta. Sem martelo batido, tudo segue em aberto e confuso.

Por aqui ficamos com este tema.

E você? Lembra de mais algum caso famoso de equivoco que nós esquecemos? Se sim, compartilhe conosco nos comentários (com respeito e educação, é claro).

Um grande abraço a todos e até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário