Terras Jurassicas

Terras Jurassicas
Quando Eles Mandavam

Terras Jurássicas no seu idioma

O Que você gostaria de ver no Jurassic World Fallen Kingdom?

Se você pudesse voltar no tempo, para que período voltaria?

Qual Dino Duelo querem ver por aqui:

10 de janeiro de 2018

Nomenclatura e Classificações: Equívocos, Erros e algumas Mudanças - Continuação

Continuando as postagens sobre Taxonomia e alguns equívocos históricos quanto aos genus e espécies. 

Comparações: T.rex, Tarbosaurus, Alioramus Homem.

[CASO 3] Tyrannosaurus baatar x Tarbosaurus baatar: Mesmo animal ou Espécies diferentes?

Este tema já fora abordado aqui no blog, na postagem do Tarbossauro. 

Mas vamos lá, aqui se trata de um caso praticamente igual ao do Brontossauro. 

Por volta de 1955, na Mongólia fora escavado o Tarbossauro, a resposta asiática ao Tiranossauro. Ao que os fósseis foram sendo desenterrados e descobertos, aparentemente se tratava de um Tyrannosaurus, mas provavelmente de uma espécie diferente da espécie rex. Assim sendo teríamos Tyrannosaurus rex e baatar, duas espécies do genus Tyrannosaurus.
Tarbosaurus: adulto e sub-adulto

Teria o Imperador do Cretáceo estendido seus domínios até a terra do sol nascente? 

Poderia ser um caso como o do Carcarodontossauro, que viveu tanto na África quanto na América do Sul. 

O crânio tinha menos dentes, era mais longo e os braços diferentes. A estrutura menos robusta e maciça. Ainda sim eram grandes com dimensões parecidas. Isso levantou o questionamento de que seriam não espécies, mas na verdade, genus diferentes, dois dinos completamente parecidos, mas ainda diferentes.

De lá para cá o Tarbossauro virou o Tiranossauro da Ásia, depois voltou a ser o Tarbossauro e o debate continuou aceso por muito tempo. E talvez ainda fique circulando no ar, como uma ideia que vira e mexe, parece atormentar alguns cientistas e paleontólogos.

Comparação de fósseis
Atualmente assume-se que são dois dinossauros diferentes, como Giganotossauro e Mapussauro, que de tão parecidos já foram confundidos também.  O Tarbossauro é reconhecido como o segundo maior Tiranossaurídeo, muito embora alguns ainda o chamem de Tyrannosaurus baatar. 

Outro fato interessante desde os últimos anos é que o achado de outros Tiranossaurídeos menores, mais primitivos e ancestrais ao Tarbossauro na Ásia (como o Guanlong e o Dilong) e Europa (Eotyrannus) comprovaria que muitos dos primeiros membros da Familia dos Tiranossauros já perambulavam pela Ásia e Europa muito antes (até mesmo no Brasil existem Tiranossaurídeos, como o Santanaraptor, provável ancestral do T-rex), assim sendo, provavelmente Tarbossauro e Tiranossauro evoluíram em seus ecossistemas advindo de ancestrais completamente diferentes, tendo terminado a evolução em seus estágios máximos em animais bastante próximos, mas ainda sim, diferentes o suficiente para serem tratados como dois dinos e não um. Talvez eles tenham um ancestral comum que poderia eventualmente ter tido êxito e sido bem sucedido nos dois lados do mundo, garantindo o domínio dos Tiranos no final do Cretáceo. 


[CASO 4] Carcharodontosaurus x Megalousaurus: Rebatizando o Monstro

Outro erro quanto ao genus do animal foi quando descobriram o Carcarodontossauro, nos anos 20 do Século passado (precisamente entre 1925 e 1927).  

Como o Megalossauro foi o primeiro dinossauro encontrado, sendo o primeiro carnívoro descoberto, assumia-se que era uma forma genérica de se tratar os carnívoros nos primeiros anos do Século XX, pois se considerarmos atualmente a paleontologia, naquela época as coisas em relação a dinossauros ainda engatinhavam, portanto imagina-se que não se sabia da existência de tantas e tantas e mais variadas espécies da forma que hoje todos conhecemos e temos acesso. 

Assim sendo, o "Tubarão do Saara" acabou por ser erroneamente nomeado Megalosaurus, por pensarem se tratar do mesmo genus, mas de espécie diferente. 

Finalmente nos idos de 1931, Ernst Stromer analisou o fóssil (de cerca de 11 m, ao que se afirmava ser de um animal sub-adulto, ainda jovem e com potencial de maior crescimento) e então notou que aquela espécie não tinha qualquer relação com o Megalousaurus bucklandii, era uma espécie nova, pertencendo ainda a outra família que ainda seria batizada sob seu nome, a dos Carcarodontossaurídeos (que incluem espécies descobertas depois, como Giganotossauro e Mapussauro, em 1993 e 2006, respectivamente).

Megalosaurus



Com a Segunda Guerra Mundial e a destruição do Museu em Berlim, onde ficava o fóssil do holótipo, este dino demorou a receber o destaque que seu tamanho e forma distintos mereceriam, "ganhando" inclusive uma família exclusiva para dinossauros com tais características (crânio cônico e imenso, dentes enormes, curvos e serrilhados, corpo parecido com o dos Allosaurídeos, só que maior). 
Carcharodontosaurus

A fama deste dino estaria fadada a mudar apenas a partir de 1996, quando novos fósseis foram descobertos no atual Deserto do Saara, e então, seu status de "Réptil com dentes de Tubarão" certamente confirmado, passando a figurar entre os maiores e mais famosos dinossauros carnívoros do mundo todo, ganhando recentemente outra espécie em seu genus, a espécie iguidensis, encontrada na América do Sul, a qual primeira e erroneamente atribuíram a possibilidade de ser maior do que o Carcarodontossauro "clássico", quando na realidade se tratava de uma espécie menor do que a africana. 

Por hoje é só, voltaremos logo com mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário