Terras Jurassicas

Terras Jurassicas
Quando Eles Mandavam

Terras Jurássicas no seu idioma

O Que você gostaria de ver no Jurassic World Fallen Kingdom?

Se você pudesse voltar no tempo, para que período voltaria?

Qual Dino Duelo querem ver por aqui:

5 de janeiro de 2018

NOVAS TEORIAS SOBRE OS MAIORES CARNÍVOROS: O que mudou?

Spinosaurus, Giga e T.rex como são imaginados atualmente

O tempo tem a mania de nos desconcertar. As vezes ele demonstra que estamos errados, mas por vezes também nos dá razão.

Após muitos anos e uma enxurrada de criticas, podemos atualmente concluir que se o Spinosaurus não era um animal integralmente terrestre, certamente ele também não era bípede por todo o tempo.

Há alguns anos, em 2011, eu havia dito que, ao meu ver, um animal de 15-18 metros de comprimento, pesando exorbitantes 20-22 toneladas, seria um monstro de mais de 1 tonelada por metro de comprimento, o que me parece algo insano em se tratando de um carnívoro, bípede, terrestre, feroz, veloz, ágil e não obeso. Além disso, a grossura dos ossos deveria ser demasiadamente
espessa, quase comparável a um pequeno saurópode e, em vida, os tendões que sustentariam esses músculos e juntas, realmente impressionantes. Imagine uma pessoa de 2 metros de altura
pesando 220 kg, de forma saudável, não obesa e com alto nível de musculatura potente, ainda por
cima ágil e veloz....proporcionalmente teríamos a mesma ideia, pois aqui teríamos 1 kg por cm de altura, o que seria difícil de se sustentar como teoria, correto? Seria como um crocodilo atual pesar próximo a um elefante ou até uma baleia, mas tendo sua estrutura óssea de crocodilo de 6-7 metros e ainda andando sobre duas patas.

Esta seria a provavel postura do Spino na maior parte do tempo fora d'água


Obviamente este espécime seria obeso em um grau o qual jamais conseguiria se erguer e muito menos andar, em suas duas pernas.

Dito isto, analisem que uma baleia vive na água e pesa de forma absurdamente alta por não viver em terra. Se assim o fosse, ela certamente se arrebentaria no próprio peso, haja visto que quando chegam as margens das praias, elas encalham.

Mesmo que alguns venham argumentar que o Spino poderia ter esse peso em músculos, vou lhes adiantar algo: Se ele fosse completamente musculado e pesando 20 toneladas, seus ossos e tendões teriam de, obrigatoriamente, ser espessos o bastante, caso contrário ele sofreria de artrites contumazes e não poderia viver muito tempo em terra. (Mais uma prova de que ele deveria viver boa parte de seus dias, na água).
Provável reconstrução do Spino e suas potenciais presas (comparadas ao tamanho de um humano)

Da mesma forma que nos anos 1910 erraram ao afirmar que o T-rex era gordo, com baixo grau de
agilidade e inteligência, extremamente lento, andando sobre as patas traseiras na vertical e com braços muito fracos, ao descreverem o Spinosaurus poderiam ter feito algo semelhante, só que neste caso, imaginando um super predador bípede, enorme e imbatível.

A (r)evolução na postura do T.rex ao longo dos anos em mais de um século

Pensem assim: Tyrannosarus tinham presas infinitamente menores do que os Giganotosaurus, mas
ainda sim, tinham presas robustas e pesadas. E ambos tinham o mesmo patamar de tamanho e peso.
Dito isto e considerando que pesem em torno de 8 toneladas para uns 13 metros, eram animais grandes e fortes, provavelmente o Giga sendo mais comprido, mas um pouco menos robusto em sua constituição.

Os Giganotosaurus caçavam os Argentinosaurus, animais com proporções montanhescas. Se um saurópode destes pesava pelo menos umas 80 toneladas e seu predador 10x menos, considerando que os Giganotosaurus provavelmente viviam em grupos/bandos, eles poderiam abater presas gigantes e ainda conseguiriam comida para todos, posto que comiam por volta de 1 tonelada de carne/dia. Tyrannosaurus de massa parecida com os Giganotosaurus caçavam animais que tinham pouco mais peso do que os mesmos, considerando um Triceratops de umas 10-12 toneladas.

Qual é o ponto? Então vamos lá: Traçando um paralelo com leões e tigres atualmente, ambos caçam animais que por vezes podem ser muito maiores e mais pesados do que eles, mas o fazem em bandos ou com estratégia, no caso de estarem sozinhos (como o tigre). Pensem que leões e tigres são como Tyrannosaurus e Giganotosaurus modernos, enquanto Crocodilos são como Spinosaurus modernos.

Os grande felinos, os maiores atualmente, pesam entre 250 e 350kg, considerando animais não obesos. Ainda sim, leões , v.g, caçam geralmente presas de pelo menos 1 tonelada, por exemplo bisões e zebras, quando não atacam hipopótamos, girafas e até elefantes, caso a fome aperte (a maioria dirá o contrário, mas isso é comprovável para leões e tigres, não acreditem em tudo que a mídia grande te vender). Eles o fazem em bandos.
O PONTO AQUI É: geralmente as presas são ou maiores ou mais pesadas e sempre na proporção de haver mais animais herbívoros do que carnívoros, em um a questão de equilíbrio ecológico e ambiental, ainda mais em territórios com provável batalha por alimento.

Isso tudo é para dar a exata noção de um Spinosaurus de +20 toneladas "passeando" por aí, com seu bando e se alimentando de presas que provavelmente teriam de ser gigantes. Claro que você poderi argumentar que T.rex em comparação com Giganotosaurus ou Carcharodontosaurus, por exemplo, tem patamar de tamanho praticamente igual, no entanto caçavam animais diferentes, sendo as presas do T.rex menores. Mas neste caso acredito que a oferta de alimento era mais variada, afinal em manadas de zebras e bisões temos mais animais do que nas de Elefantes, que são maiores, numa lógica de equilibrio. Além disso, as presas do T.rex eram mais bem protegidas, a ponto de poderem vencer ou até matar o terrível animal.

Costumamos pensar em carnossauros como animais solitários andando pela paisagem Mesozoica, o que é geralmente um erro crasso. Além disso saliento que imagina-se que a vida marinha possua muito mais espécies e variedade, além de quantidade do que a terrestre. E se assim fosse a 95 milhões de anos atrás, novamente questiono, qual o problema de um carnívoro gigante, quadrupede, com vela nas costas ser um gigante devorador dos mares, evitando ferimentos desnecessários em terra, disputas com outros poderosos predadores e reinando tranquilamente num nicho "só seu" e com oferta maior de alimentos num provável menor grau de risco?

Até mesmo outros Espinossaurídeos, como o Oxalaia tem suas eventuais posturas modificadas
Família dos Espinossaurídeos segundo as novas teorias e descobertas

Mais uma vez o argumento da vida aquática surge. E mais uma vez, temos o da vida terrestre
sobre 4 e não 2 patas. Isso notadamente nos dá a noção do porque ele ter braços completamente
capazes de capturar presas e ainda, de se sustentar por tempo suficiente em que estivesse em terra.

Volto a dizer: da mesma forma que acabaram errando sobre a postura e hábitos do T-rex, parecem tê-lo feito em relação ao Spino.

Há alguns anos surgiu a ideia do T-rex, por exemplo, ser um animal com penas e necrófago.

T.rex: Necrófago? Caçador? Ambos? Coberto de Penas? ou com Escamas?
Ainda existem os que defendem tais possibilidades. Anos depois o T.rex teve sua imagem de
predador reabilitada. Mas por alguns anos ele foi tido como um animal estúpido e pesado,
andando sobre suas patas traseiras. Ele seria letárgico. Depois surgiu a tese de ser
rápido, esguio, musculoso e relativamente leve para seu tamanho. E então esta teoria
de que seria coberto de penas (alguns dizem que ao menos na infância ele seria) e que
comia apenas carniça.

Já disseram que a potencia da mordida era igual a de um crocodilo. Hoje sabe-se que não, era muito mais forte.

Mordida de um T.rex e variações na juventude, idade adulta e "já maduro": potência aumenta conforme idade

Ás vezes queremos que os animais maiores sejam também mais fortes, mais ferozes, mas nem sempre isso acontece. Quantos relatos existem de leões, tigres e até onças/jaguares enfrentando e até matando jacarés e crocodilos, que são muito maiores, com bocas maiores e mais cheias de dentes.

Alguns tem a mania de reclamar sobre a potencial força do T.rex ser maior, por exemplo. Conhecemos atualmente pela ampla divulgação e por ser talvez o mais famoso dinossauro, tanto a potencia da mandibula, a capacidade dos braços, mesmo pequenos de erguerem mais de 200 kg e ainda, a osteofagia (capacidade de destruir e esmagar ossos e os digerir), a poderosa musculatura de pernas e pescoço e, sobretudo, sua razão de crescimento depois dos 18 anos de idade, de cerca de 2,1 kg/dia, maior inclusive do que a de um elefante africano atual.

O Spinosaurus foi descoberto há muito tempo, tal qual o Carcharodontosaurus, porém se tratam de espécies que possuem estudos tão aprofundados quanto o Giga, que foi descoberto há pouco mais de vinte anos. Talvez pelo fato de novas descobertas, teorias e estimativas bastante intrigantes, incluindo animais gigantescos, passaram a ser criadas e analisadas a partir da segunda metade dos anos 90, o que jogou luz sobre tais animais, antes quase ignorados, apesar de serem tipos bem peculiares.

Por isso o estilo de vida, hábitos e força destes animais ainda serem praticamente desconhecidos pela maioria.

O Carcharodontosaurus mesmo já teve seu tamanho amplamente modificado, indo dos 8-10 metros de comprimento por 2-3 toneladas entre 1925-1930 (conhecido como Megalosaurus saharicus, por acharem que se tratava de um tipo africano de Megalossauro) para até 16 metros de comprimento e 9 toneladas de peso nos idos de 1996-1997.

Pensavam este como um dinossauro enorme, pesado e muito lento, sendo feroz e guloso. As teorias mais modernas colocariam-no como sendo um animal extremamente poderoso, mas leve, ágil e rápido para seus 13 ou 14 metros de comprimento. E era provável que ele realmente era leve e esguio, pesando por volta de 6 toneladas, tal qual o Spinosaurus também deveria ser, afinal, numa provável competição por comida contra um grande, forte e rápido animal quadrupede como sugere-se que o Spino seria, o Carcha teria vantagem real em ser leve e rápido, batendo de frente com o outro gigante. Ser pesado e lento, em casos assim pouco lhe ajudaria.

A descoberta de Carcarodontossauros em registros fósseis e em vestígios como pegadas e afins na América do Sul (sobretudo Argentina e Brasil), bem como Espinossaurídeos levanta o ponto que ambos competiam por alimento e território não apenas na África, mas também na América do sul (tema já abordado neste blog), provavelmente como Giganotosaurus e Mapusaurus teriam feito, onde atualmente é a Argentina. Tais descobertas além disso ajudam a ampliar a gama de dinos encontrados no hemisfério Sul, sobretudo coloca-o no mapa de Terópodes gigantes assassinos e ainda, revalida o status do Carcharodontosaurus como um animal com relativo sucesso em expansão pela paisagem Mesozoica e, de quebra, o reafirma como gigante predador forte, leve e provavelmente bastante ágil.

Dinos do Egito: Carcha x Spíno ganharia um novo capítulo. Paralatitan seria a oferta de comida para ambos?

Entre 1902 e 1910 o Tyrannosaurus fora descoberto e estudado. E a imagem criada em 1902 foi perpetuada até meados de 1990, quando tudo se revolucionou. Foram 80 anos do T-rex tendo uma imagem criada nos primeiros anos do século passado e, que demoraria mais alguns anos para ser mudada. Além disso, até hoje existe inumeras teorias sobre hábitos, socialização ou não, bandos/famílias e até dimensões fisicas do animal. De fato, de 1990 para cá muita coisa mudou e tendo isso em vista, podemos afirmar com exatidão que sabe-se muito mais sobre o rei do Cretáceo tardio do que se soube nos primeiros 80-90 anos de sua descoberta. Acredito que se a visão do T.rex não tivesse mudado, ela afetaria a reconstrução e postura de outros grandes predadores descobertos ou redescobertos depois, como Giga e Carcha.

Nesta linha de raciocínio não é pecado algum afirmar que o T-rex foi desenterrado e descrito entre 1902-1905, mas somente "descoberto" a partir de 1990. Também não é nenhum crime ou impropério salientar que para Carcharodontosaurus e Spinosaurus, tais espécies, da mesma forma só foram "descobertas" de 1996 para cá. E estamos falando de animais descobertos até 1930. Assim, poderíamos ainda até ousar dizer que sabe-se tanto sobre os, há muito descobertos, T-rex, Spino e Carcha quanto se sabe sobre o Giganotosaurus, que foi desenterrado, descoberto e descrito de 1993-1995 em diante, numa época em que teorias e novas mudanças radicais na visão sobre os grandes predadores do passado ocorreram á todo vapor, quase como se tudo o que se sabia tivesse ficado "congelado", estagnado por décadas quase sem fim.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário