Terras Jurassicas

Terras Jurassicas
Quando Eles Mandavam

Terras Jurássicas no seu idioma

O Que você gostaria de ver no Jurassic World Fallen Kingdom?

Se você pudesse voltar no tempo, para que período voltaria?

Qual Dino Duelo querem ver por aqui:

5 de janeiro de 2018

NOVAS TEORIAS SOBRE OS MAIORES CARNÍVOROS - Segunda Parte

Lembro-me de quando criança indagar o motivo de todos os livros e brinquedos trazerem todos os terópodes andando em postura horizontal e apenas o T-rex em postura vertical. Mas eu pensava na época: "Ah, esse deve ser o motivo para chamarem ele de rei", nada como o devaneio de uma criança. Talvez se Jurassic Park não existisse, apenas a comunidade científica saberia entender a postura e imagem recriada do T-rex.

As primeiras montagens do Tyrannosaurus

E quando falamos do T-rex, por exemplo, estamos falando de um animal descoberto há mais de um século e amplamente estudado - se não O mais estudado dos dinos.

Ainda não é o caso do Spino. O Spinosaurus foi praticamente redescoberto nos últimos anos,
e, precipitadamente colocado como uma besta fera animalesca e capaz de matar qualquer coisa
que se mexa ou respire. Durante minha infância este era um animal tratado como um carnívoro comparável ao temido Allosaurus, enquanto Giganotosaurus e Carcharodontosaurus estavam em outro patamar de ferocidade, tamanho e força, ao lado do Tyrannosaurus. Na realidade o Giga sequer "existia". Se "existia" ainda não se sabia quase nada sobre ele (o que para mim fez sentido até uns 6 anos atrás, pois lhe atribuíam medidas e unidades de força e velocidade cada vez mais questionáveis).

Poderia ser o Spinosaurus um animal na prateleira mais alta nos quesitos força e ferocidade?
Talvez ele fosse assim. Talvez não. Os estudos mais recentes apontam que não. Mas isso tudo
pode mudar em um piscar de olhos, em alguma nova descoberta.

Fato é que hoje temos um animal comprido. Talvez o mais longo dos carnossauros. Mas certamente
não podemos afirmar que era o maior nem o mais perigoso.

Possíveis reconstruções do Spinosaurus
Pessoalmente eu penso que Tyrannosaurus rex e Giganotosaurus carolini são os maiores carnívoros
há andar pela Terra algum dia. Temos ainda os Carcharodontosaurus, os Mapusaurus, Tarbosaurus,
Saurophaganax/Allosaurus e uma infinidade de enormes dinossauros carnívoros. E é claro que o Spinosaurus está entre eles. Talvez ele apenas não seja tão imenso quanto achavam.

Os proprios T.rex, Carcha Giga já tiverem seus tamanhos creditados em algo como 16-17 metros, o que depois, se provou ser quase impossível, extremamente difícil. Penso que impossível, já que esses tamanhos absurdos vem de fósseis isolados. Mas OK, eles tem entre seus 12 e 14 metros. O Spinosaurus certamente não competiria com eles no quesito massa, a não ser que fosse essa besta fera quadrupede. E onde isso lhe daria vantagem sobre eles ou quaisquer outros animais, e se isso realmente lhe ajudaria em algo, só o tempo dirá. E reitero que, mesmo quadrupede, o argumento dos seus ossos reaparece.

Estimativas de tamanho plausíveis e as imaginadas

Um jogador de futebol, por exemplo é mais leve e bem menos musculoso que um jogador de Rugby, ao menos no que se refere a sua grande maioria.

Analisando desta forma, vemos que o jogador de Rugby dá sprints e usa toda sua força e potencia
num ataque certeiro. Enquanto que um jogador de futebol (o soccer mesmo) é muito mais leve,
mais rápido, esguio e capaz de correr por mais tempo. Ele corre mais, por mais tempo e, nem sempre
a bola chega em seus pés. Por vezes ele apenas corre e corre e seus objetivos não se realizam.
Isso vale para os jogadores de futebol, de Rugby e certamente para leões, tigres e dinos carnívoros.

Não que um jogador de Rugby não possa errar seu ataque. O que quero provar é que ele sendo mesmo mais maciço, sua probabilidade de cansar extremamente depois de um rápido ataque é maior, vistoque seu peso é maior, seu peso em massa muscular também e a demanda energética/calórica para um ataque é muito grande. Seus músculos e corpo se esgotam desta forma, mais facilmente, necessitando de mais energia para que seja reposto e recomposto. Ele seria como um T.rex ou Giga.

Em contrapartida, o Spinosaurus seria o jogador mais leve, mais rápido, que teria uma estrutra menor,
inclusive óssea, além de necessitar de menos energia. (aqui englobo a dieta possivelmente piscivora na maior parte do tempo, tendo em consideração que carnes brancas de peixe possuem infinitamente menos gordura do que a carne vermelha do boi, por exemplo, além de, geralmente, menos proteína e portanto, menos energia).

Particularmente acho fantástico termos um dos top 10 de dinossauros carnívoros sendo quadrupede. Seria como um super Dimetrodon, por assim dizer. Se o Spino já era diferente, agora ficou mais. Isso nunca irá tirar a graça do animal, pelo contrario.

Ele sobe ao meu ver, para o mesmo patamar de fama do T-rex e Velociraptor, passando por exemplo a fama de um Allosaurus. Digo isso porque considere o Allosaurus, o Giganotosaurus, Carcharodonto
saurus (tanto o africano quanto o sulamericano), Mapusaurus e outros. São animais próximos, figuras parecidas.

Já o Tyrannosaurus rex é reconhecido em qualquer lugar pela sua estrutura diferente, seu cranio diferente, dentes maiores e mãos com duas garras. Neste sentido, teríamos o Spinosaurus sendo quadrupede a maior parte do tempo, majoritariamente piscívoro e tendo sua vela enorme nas costas, com sua cabeça aparentando a de um super crocodilo. Lembrem também que os peixes daqueles mares eram maiores e diferentes dos de agora.

O ponto é que isso apenas tendencia a reconstruir o Espinossauro como um animal diferente de todos os outros. Digamos que antes dele não havia precedente histórico da existência de um animal parecido em porte e forma.

Por isso tudo é que ele é realmente fantástico. Por se tratar de uma figura totalmente diferente, que muda os panoramas já concretos e antes imutáveis no que diz respeito a dinossauros carnívoros. Agora existem novas possibilidades e limites. Existiam sim repteis menores e com velas nas costas, mas não nestas proporções físicas e com certeza, não tão animalescos quanto o Espinossauro.


Em literaturas pretéritas podemos observar a possibilidade do Spino quadrupede

Tendo dito tudo isso:
Acontece também que algumas pessoas confundem evidências científicas aliada a algumas situações sendo comprovadas com fanatismo é qualquer espécie de "ódio cego" por algo. T.rex e Spino não são religiões.

Ninguém deve brigar por isso, mas cada um defende sua visão da coisa. Eu apenas defendia a minha em, 2011, que, ao menos agora, não parece absurda porque neste momento tem algum embasamento cientifico. Vivemos no mundo que já acreditou em "geração espontânea", que já acreditou no "Lamarckismo" e atualmente crê na evolução das espécies, segunda Darwin.

Isso significa que em dado momento se acreditava que moscas poderiam surgir a partir de um pedaço de carne exposto, quando na realidade era o mal cheiro que atraia as mesmas e era um convite a um banquete de micro organismos, um local ótimo para depositar os ovos com larvas.

Isso também significa que se acreditou por algum tempo que girafas eram como zebras e cavalos, que de tanto esticar os pescoços, acabaram os alongando e virando girafas. Hoje se entende que a necessidade fez com que as girafas que provavelmente nasciam com menores pescoços perdiam na disputa por alimento, e, assim sendo, foram deixando de existir, dando espaço aos mais aptos espécimes. Pode-se observar hoje que alguns elefantes ao crescerem tem as presas menores do que seus antepassados, provavelmente devido a caça predatória em busca do marfim, o que levaria ao ponto de ter presas menores ser um passo e avanço evolutivo, posto que presas menores despertariam menos interesse de caçadores e isso garantiria a continuidade da espécie.

O tempo não para e o mundo não para de mudar. Descoberta após descoberta e as coisas mudam. Demorou mais de uma década após a mudança da imagem do Espinossauro em 2001, por JP3, para se constatar algo que muitos já haviam imaginado no passado.

Literaturas mais antigas contemplavam a possibilidade.
Enquanto não se comprovar o contrário, o meu post sobre o Espinossauro, "Espinossauro: O Carnossauro modificado", apenas ganha força e se mostra mais atual do que alguns filmes por aí que começaram a arrebanhar adeptos a uma crença caoticamente cega e infundada.

Nada impede que tudo o que estou aqui asseverando caia por terra em alguns anos. A falta de fosseis completos sempre ensejará em milhares de teorias que podem ou não virem a ser comprovadas. O que quero dizer é: E se nunca mais encontrarem qualquer vestígio fóssil desta espécie, como comprovaremos as teorias? Isso remete ao Deinocheirus, conhecido pelos seus braços, tendo um tamanho assustador onde apenas os braços monstruosos foram encontrados, em algumas literaturas como tendo entre 2,2 a 2,5 metros de comprimento. Sem vestígio fóssil temos apenas conjecturas.

Ao meu ver o Spino era um animal mais leve, enquanto os outros (T.rex, Carcha e Giga), muito mais maciços, independente de dimensões de altura e comprimento. Seu crânio relativamente mais leve e grácil demonstra isso, como também sua mandíbula, aquém dos outros brutamontes e de vários outros.

Lembro a todos que a chance de que um dia sejam escavados os maiores exemplares de cada espécie é certamente muito duvidoso. Poderíamos ter carnívoros de 20 metros andando sobre 2 patas. Eu acredito nisso? Pessoalmente, não, pois eles seriam tão imensos quanto suas presas e isso dificultaria um equilíbrio na ordem e na cadeia alimentar, pois além de existirem mais carnívoros, eles precisariam de uma oferta maior de carne para se alimentar.

Ouso dizer que o Spinosaurus é como se fosse "o ornitorrinco dos dinos", tendo em vista que quando se observou um destes mamíferos a primeira vez, houve dificuldade de classifica-lo, por que não havia outro animal, não haviam precedentes científicos.

Mas como podemos observar, tudo é possível até que seja descoberto. Talvez um Giganotossauro pesasse 12 toneladas, tivesse 16 metros. Ele seria o maior da espécie. Mas e quem disse que justamente o seu registro fóssil seria encontrado, e ainda, que seria completamente preservado?

Dinossauros não sabiam ler nem escrever, ao contrário de nós, que podemos fotografar coisas fantásticas e registrar, por exemplo, quais foram ou são os maiores homens a caminhar sobre a Terra. Porém, tudo isso ao nosso tempo, já que antigamente também não se tinha o habito de registros que se tem hoje.
Reconstrução moderna do Spinosaurus em comparação ao T.rex

Poderemos ter muitos Golias na história, mas assumimos que o maior homem que se tem NOTÍCIA (frise-se bem, NOTICIA, não necessariamente o maior a existir)  atingia 2,72 metros de altura. Vocês provavelmente não medem isso, tampouco eu ou qualquer conhecido meu ou de vocês.

Digamos que para os animais é a mesma coisa. Podemos ter animais com nanismo ou gigantismo, mas isso é raro. A maior parte figura na média, dentro da curva da normalidade. Penso que com os dinos não seria diferente.

E, para concluir, até que se prove, o Espinossauro não era um superpredador tal qual seriam os ferozes dinossauros como T.rex, Giga ou Carcha, e mais, provavelmente ele sim passasse boa parte de seu tempo na água,e, fora dela, talvez fosse quadrupede ou ficasse em tal pose por certo tempo.

Por alguma razão, tigres e leões não coexistem no mesmo nicho, pois ambos são encontrados em locais diferentes e representam os maiores predadores de sua cadeia, os do topo. Cada um na sua. Como T.rex e Giga.

Traçe novamente um paralelo com crocodilos, jacarés para com tigres e leões, onde mesmo em água, existem registros de tigres, por exemplo, tirando os crocodilos de seu habit natural para enfim,
extermina-los numa batalha pela sobrevivência. E neste caso, quem dividia as savanas africanas com os Spinosaurus, eram os Carcharodontosaurus, que, ao meu ver, levariam uma pequena vantagem e seriam como leões ou tigres atuais.

Termino deixando claro que novas descobertas e estudos podem surgir e mudar tudo novamente. Nos últimos anos tivemos dinossauros mudando de nome, peso e altura sendo questionados, posturas, velocidade, hábitos e isso apenas me leva a crer que tudo não passa de mera especulação.


Talvez nós nunca possamos descobrir hábitos e estilo de vida desses seres magníficos e intrigantes. O que nos resta são os registros fósseis.

Se daqui a 1000 anos um ser humano encontrar um fóssil de um rinoceronte ou mesmo de um grande felino ameaçado de extinção atualmente, poderia fazer qualquer conjectura absurda sobre a pelagem, pele, penugem, carapaça, couro do animal, questionar seus hábitos alimentares, seu estilo de vida e habitat na época. A diferença é que hoje tudo é documentado e fotografado, portanto,
fica muito mais fácil saber num futuro distante que bicho é e como vivia.

Sobre os dinos, não temos essa possibilidade, então ficamos com base cientifica que apenas nos permite imaginar dimensões físicas, mas não aspectos biológicos dos animais. Tudo não passa, meus amigos, de mera especulação, conjectura.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário