Terras Jurassicas

Terras Jurassicas
Quando Eles Mandavam

Terras Jurássicas no seu idioma

O Que você gostaria de ver no Jurassic World Fallen Kingdom?

Se você pudesse voltar no tempo, para que período voltaria?

Qual Dino Duelo querem ver por aqui:

19 de janeiro de 2011

A Maior Batalha que Jamais Ocorreu: T.rex x Giga









Tyrannosaurus x Giganotosaurus: Quem é o Rei?

Duelo de Titãs - Parte I: Apresentando o Tiranossauro
Nunca, jamais, nenhuma dessas duas bestas feras imensas se cruzaram.

Separadas por pelo menos 20 milhões de anos e alguns quilômetros de distância,
infelizmente, os dois mais massivos dinossauros já encontrados e até agora conhecidos
pelo ser humano, Tyrannosaurus e Giganotosaurus são, sem sombra de dúvidas, alvo de
toneladas de comparações, especulações, estudos, opniões e com toda certeza, inúmeros
palpites de quem venceria uma improvável e com certeza fantástica batalha entre ambos.

Por isso, esse post especial, será dividido: primeiro pretendo falar da história, desde o des
-cobrimento de cada um deles, passando pela linha do tempo e pelas décadas. Depois, vou
dar informações, primeiro do Rei dos dinos, seguido pelo Gigante do Sul, e finalmente, na
última parte, datalhar come deveria ser uma batalha entre ambos, considerando suas armas
principais, força, potência das mandíbulas e etc.

Descobrindo o Rei
O Tyrannosaurus foi encontrado primeiramentem em 1892. Porém pouquíssimos fósseis foram encontrados, e a tais restos fossilizados, fora dada a alcunha de Manospondylus gigas, afinal tais fósseis eram grandes.

Assim, permaneceu a nomenclatura por muitos anos. Mas graças a Barnum Brown, notório e respeitado caçador de fósseis à época, encontrou, em 1902, fósseis completos e suficientes para descrever tal animal e explicar seus hábitos, estilo de vida, de caça e como seria a aparência desse gigante. Medindo quase 11 metros de comprimento, o animal causava espanto, pois seus ossos eram tão pesados que eram puxados por trenós repletos de cavalos.

Um crânio de T.rex, pesa, em média 200kg. Quando Henry Fairfield Osborn bateu seus olhos pela primeira vez na ossada, e se espantou com os enormes dentes desse megapredador, ele já sabia o nome que daria a fera: Tyrannosaurus rex, o Rei dos Répteis Tiranos.

A imagem que arrepiava, dava a noção da ferocidade e poder deste grande animal. Era o maior, mais assustador e feroz animal que o mundo sequer havia imaginado. Fato interessante é que à época, as pessoas imaginavam que o T.rex tinha poucos milhões de anos, e que talvez, se alimentasse de elefantes.
Barnum Brown, por sua vez, pretendia nomeá-lo como Dynamosaurus imperiosus, ou seja, enorme réptil imperador. Mas Osborn, que foi quem o descreveu, dentre outras muitas espécies
de dinossauros, queria a todo custo nomeá-lo T.rex. E assim foi feito.

A partir deste determinado momento, começava a fama inabalável, indestrutível e mundial, do maior dinossauro carnívoro do planeta.

A Fama e a Imagem do T.rex
Conforme descrito, o T.rex era enorme, passava dos 10 metros de comprimento por 4.5 metros de altura.
Peso? Bom, quanto ao peso, os cientistas exageravam um pouco na época, afirmavam algo em torno das 12 toneladas.
De década em década o T.rex era sempre re-descrito e re-estudado, cada vez mais detalhadamente.
Como ele seria? Como andava, caçaca, vivia? Formavam grupos/famílias? Existiria outro predador naquela época tão poderoso quanto ele?

Anos 90: Algumas Respostas, poucas certezas
Vamos as respostas, agora. O T.rex era enorme, possuía uma grande, pesada e comprida cauda, pernas muito grossas, fortes, braços pequenos mas maciços, com mãos terminadas em 2 dedos com garras, ao invés de 3, como era comumente encontrado em todos os grandes carnívoros descritos até então. Sua cabeça, mandíbulas e dentes, eram incríveis e magníficos, enormes, com mais de 18 cm de altura, curvos, cônicos, serrilhados e muito fortes. Os dentes dele tinha a mesma forma de um punhal.

Sequer imaginavam que seus dentes não são apenas os maiores da história dentre todos os animais já descritos no reino animal, mas também, de longe, os mais fortes.

Provavelmente viviam até os 30 anos, alcançando o tamanho adulto e maturidade sexual aos 18, talvez 19 anos de idade. Caçavam e também viviam em pequenas famílias ou grupos, e caçavam desde os poderosos Triceratops, aos super bem protegidos Ankylosaurus, dois dos mais, se não os mais, poderosos herbívoros que o mundo nem imaginou ver.

Existia apenas um animal mais forte, mais poderoso, mais perigoso e capaz de detonar ou mesmo assutar um T.rex: Outro T.rex.

Era o topo da cadeia alimentar. Porém todas essas perguntas só foram respondidas entre o começo e o final dos anos 90, até essa época muito pouco se sabia.

Antes, o T.rex era considerado gordo, lento, pesado, com a cauda arrastando no chão, andando ereto, vivendo em pântanos e alagadiços, incapaz de correr, pensar, calcular ataques, sendo um animal de sangue frio.

Uma coisa que é pouco dita é que alguns T.rex podiam nascer com três dedos, ou com um pequeno dígito que seria esse terceiro dedo.

Isso não passava de uma pequena mutação, assim como existiam animais com braços e mãos maiores, mais fortes e caudas bem mais longas, o que revela que realmente existiam animais maiores do que o normal.

Mas não, ele não era nada disso e graças a Bob Bakker, a imagem do T.rex foi refeita e remontada.

O T.rex era forte, musculoso, rápido, muito rápido, esperto, muito inteligente, o mais dentre os maiores carnívoros, andando em postura projetada para a frente, usando a cauda para se equilibrar. Além de tudo isso, tinha visão esteroscópica, ou seja, enxergava o mundo em 3D, como nós, seres humanos. Sua visão era excelente, assim como as atuais aves de rapina, possuia o segundo melhor olfato do reino animal, perdendo apenas para o Pterodáctilo. Fora tudo isto, ainda por cima, tinha uma das melhores audições. Podia calcular ataques, possuia boa memória e também tinha um avançado grau de aprendizado, ou seja, a cada batalha, ou ataque, ele ficava mais esperto, perigoso e aterrador.

Tratava-se de um animal de sangue quente, inteligente e mortífero. Além de tudo, não se esqueça: Ele ainda possuia uma mandíbula de mais de um metro de comprimento, recheada com dentes super poderosos e gigantes.

Imagine um animal de mais de 13 metros de comprimento por mais de 6 toneladas, correndo com uma boca capaz de engolir mais de 500 kg de carne de uma só vez, escancarada e com cerca de 60 punhais hiper afiados, serrilhados e grossos como uma banana, correndo a cerca de 20, talvez 25 km/h, atrás de você, pronto para dar-lhe uma única e bela mordida fatal. Imaginou? Pois isto é o que seria um T.rex atacando. O filme Jurassic Park ajudou a eternizar ainda mais e concretizar a imagem da besta temível e terrível que seria o T.rex, quando vivo.

Outros Gigantes: Maiores que o Rei?
Desde do começo dos anos 1900, no começo do Século passado, a mais de 100 anos atrás, foram encontrados fósseis de dois animais, um deles poderia ser maior que o T.rex, embora mais baixo e frágil. Era o Espinossauro. Mas este apenas se tornou um 'rival' muito tempo depois, no começo dos anos 2000, cerca de 100 anos depois.

Muitos atribuem tamanhos exagerados ao Espinossauro, de mais de 15 metros de comprimento e 20 toneladas de peso. Com pouquíssimos fósseis encontrados, conhecidos e descritos, o Espinossauro seria, talvez, o mais longo/comprido carnívoro, mas de longe, não é o maior deles.

O outro, bem, esse era o Carcharodontossauro, que apenas em 1996 fora devidamente escrito e detalhado, e apesar de muitos terem imaginado ser maior que o T.rex, possuia porte semelhante, mas bem mais leve e delicado. Apesar disso, o Carcharodontossauro era ainda mais rápido que o T.rex, porém mais fraco e com mandíbulas muito aquém as do T.rex.

O filme Jurassic Park 3, de 2001 tentou colocar o Espinossauro no páreo, mas não conseguiu, mesmo ele tendo vencido o T.rex.

Atualmente podemos ver no jogo Primal Carnage, o contrário, o T.rex destruindo o Espinossauro.

Sempre pareceu que nada, nem ningúem abalaria a imagem do Rei dos Tiranos. Mas...

Mas então quem seria um rival a altura do T.rex? Poderíamos listar alguns: Allosaurus, um dos mais famosos dinossauros? Não, muito leve, menor e mais fraco que o T.rex. Então vamos tentar, hmm...quem sabe...o Tarbosaurus? Talvez, ele é enorme, poderoso e quase idêntico ao T.rex, mas...qual seria a graça de comparar dois animais imensos que, se colocados lado a lado, mal poderíamos saber qual é qual?


Por este motivo, talvez apenas o Giganotosaurus, embora alguns digam também Tyrannotitan, seja o único animal capaz de vencê-lo, por isso aquie esta a comparação.

Assim, nenhum deles até hoje fez o T.rex perder o brilho, ou sequer se abalar. Até que...[fica para o próximo post, amanhã, na segunda parte da série de posts especiais: Quem é o Rei? Duelo de Titãs...até lá...

6 comentários:

  1. vi o tiranossauro perdendo do giganotossauro no jogo eletronico dino crisis, mas acho que o tamanho do giganotossauro no jogo era um exagero. Ele podia levantar o tiranossauro com sua enorme mandíbula, mas acho que isso seria impossivel se os dois se cruzassem.

    ResponderExcluir
  2. T.rex e maior,mais forte,mais inteligente.....ele ganha com certesa.

    ResponderExcluir
  3. Hehehe, é mesmo, no Dino Crisis 2, o Giganotossauro aparece com mais de 20 metros de comprimento, por 7m de altura, um exagero sem precedentes, quando na realidade ele mal alcançava os 15m. Mas é assim mesmo, é como eu digo, se filmes e jogos fossem ciência, os grandes diretores seriam cientistas brilhantes...
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Tambem comcordo com vc t-rex e com o netinho sempre gostei muinto do,gigantossauro mas acho que o rex tinha mais vantagens sobre a luta.
    Bom eu tambem jogava dino crisis o meu prefirido é o 1 por ter masi suspense...

    ResponderExcluir
  5. inteligencia não ganha luta ate por que dinossauro não pensa o que conta e força tamanho comprimento velocidade peso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, ñ fale besteiras, "dinossauro ñ pensa", nossa, então se dinossauros ñ pensam como eles iriam viver...??? Inteligência conta sim numa batalha, goste vc ou ñ, e vamos analisar os quesitos q vc falou. Força, T-rex ganha nesse, vantagens mt melhores, tamanho (o q é realmente ñ conta), T-rex era maior e então ele vence nesse quesito tbm, comprimento (esse ñ conta mt menos), T-rex era tbm mais comprido, então venceu novamente, velocidade, advinha? T-rex dnv! Peso, o único quesito q o Giga venceu, pq era talvez 1 tonelada mais pesado q o T-rex. Mas de resto, T-rex WINS!

      Excluir